Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Para mais informações, acesse o nosso Aviso Externo de Privacidade.

Conheça as principais frutas que ajudam a imunidade e fortalecem seu organismo

27/05/2022 frutas-ajudam-imunidade

Que alimentos naturais, livres de conservantes e corantes, são um meio delicioso de cuidar da saúde, todo mundo já sabe. Mas você conhece as propriedades de cada um deles e consegue identificar quais são as frutas que ajudam na imunidade?

Caso a resposta seja não, não se preocupe. Esse artigo vai lhe apresentar um cardápio variado e bastante colorido (saboroso também, é claro!), exatamente do jeito que os profissionais da Saúde recomendam com frutas como:

  • Laranja;
  • Morango;
  • Limão;
  • Abacaxi;
  • Kiwi.

Isso porque vitaminas e sais minerais de alimentos como os citados acima, quando consumidos direto da fonte, são capazes de proteger o sistema imunológico das pessoas e aumentar a capacidade de reação à doenças virais e bactérias. Continue a leitura e descubra quais são as frutas ideais para melhorar a imunidade.

Quais são as frutas que ajudam na imunidade?

No geral, frutas são alimentos indispensáveis nos cronogramas nutricionais e contribuem significativamente – e das mais diferentes maneiras – para a saúde dos seres humanos. Tanto é que um dos primeiros contatos de bebês em período de introdução alimentar é com frutas amassadas.

Mas a principal pergunta é: quais são as frutas que ajudam na imunidade?

Frutas cítricas são conhecidas por conter vitamina C e fibras, o que estimula a resistência a infecções e aumenta as propriedades anti-inflamatórias do corpo. Limão, laranja, morango e mexerica são ótimos exemplos de potencialização do mesmo.

Os dois primeiros, inclusive, também são ricos em potássio, magnésio e outras propriedades, como vitaminas do complexo B e entrega de fibras. Ou seja: um mix e tanto de bons componentes, capaz de ajudar não apenas na imunidade, mas prevenir degradações cognitivas e até o alzheimer.

“Apesar de suas propriedades serem menos estudadas, os achados até agora descritos sugerem que também favoreça o cérebro”, explicou a biogerontóloga Ivana Cruz à revista Veja Saúde.

A abacaxi e o kiwi, igualmente potentes em relação a nutritivos, também são indicadas pelos especialistas como frutas para melhorar a imunidade e carregam quantidades significativas de vitamina C na composição. Algumas (como a abacaxi) contribuem, ainda, para o sistema digestivo.

Inclusive, você quer uma dica? Experimente usar várias dessas frutas que ajudam na imunidade de uma só vez, preferencialmente no café da manhã, por meio dos famosos sucos verdes

Laranja, limão, maçã ou abacaxi, em conjunto com couve, espinafre, agrião ou rúcula, funcionam como um verdadeiro “shot” nutritivo e contribuem para a melhora da saúde física e mental.

Quais cuidados tomar na hora de comer frutas?  

Esclarecidas quais são as frutas que ajudam na imunidade, resta apenas relembrar alguns cuidados que podem ser tomados no armazenamento

Para que durem mais e fiquem melhor conservadas, opte por deixar as maçãs e as bananas na geladeira e, de preferência, cobertas por toalhas úmidas. Isso é porque o etileno, presente na composição da fruta, faz com que elas amadureçam mais rápido.

Pêssego, abacate, kiwi, ameixa, pêra, maracujá, manga e mamão também têm indicações a parte: compre em poucas quantidades para evitar desperdícios, já que esses são frutos climatéricos, conhecidos pelo processo de amadurecimento contínuo – mesmo depois de colhidos do pé – e por serem bastante perecíveis. 

As demais (uva, limão, abacaxi e laranja), que não são climatéricas, devem ser mantidas climatizadas na geladeira e higienizadas apenas na hora do consumo. 

Quais são os outros cuidados que precisamos ter na alimentação? 

Segundo o Ministério da Saúde, o papel dos alimentos na rotina das pessoas vai muito além da sensação habitual de saciar a fome. Aliás, muito além: é por meio de uma alimentação saudável e balanceada que o funcionamento adequado do corpo acontece e a mente se desenvolve.

“Alimentos in natura, como frutas, legumes, verduras, grãos diversos, oleaginosas, tubérculos, raízes, carnes e ovos, são saudáveis e excelentes fontes de fibras, de vitaminas, minerais e de vários compostos que são essenciais para a manutenção da saúde e a prevenção de muitas doenças. Inclusive aquelas que aumentam o risco de complicações do coronavírus, como diabetes, hipertensão e obesidade”, destacou o material exclusivo, divulgado pela pasta. 

Por isso, separamos 8 dicas de cuidados extras com a saúde

1. Opte sempre por alimentos naturais e sem conservantes;

2. Monte pratos cada vez mais coloridos e variados;

3. Beba no mínimo dois litros de água todos os dias; 

4. Faça exercícios físicos regularmente e, de preferência, acompanhado de um profissional da área;

5. Não pule as refeições principais e tente se alimentar de três em três horas;

6. Evite a ingestão de açúcares em excesso;

7. Não se esqueça de higienizar bem as mãos e os alimentos antes de consumi-los;

8. Se possível, consulte um nutricionista e monte sua própria dieta metabólica.

 

As crianças estão gripadas? Tem Benegrip Multi!

Imagem ilustrativa com a embalagem do produto Benegrip Multi. Em fundo verde limão, com o texto escrito

Benegrip Multi é um antigripal líquido desenvolvido especialmente para as crianças a partir de 2 anos!
Em sabor frutas vermelhas, sua formulação combina a ação de três ativos que ajudam a combater os principais sintomas de gripes e resfriados que atingem as crianças.

Paracetamol: alívio das dores e febre
Fenilefrina: descongestionante nasal
Carbinoxamina: antialérgico que ajuda a aliviar a coriza

Benegrip Multi: pode ser usado em crianças a partir de 2 anos*. Clique aqui e saiba mais!
*Medicamento não deve ser utilizado no tratamento de bebês até 2 anos de idade, somente para crianças acima dessa idade.