string(338) "SELECT * FROM ctas INNER JOIN tipo_conteudos ON tipo_conteudos.idConteudos = ctas.tipoConteudoCta INNER JOIN projetos ON projetos.idProjeto = tipo_conteudos.idConteudos INNER JOIN rel_ctas_posts ON rel_ctas_posts.relCta = ctas.idCta INNER JOIN posts ON rel_ctas_posts.relPost = posts.idPost WHERE ctas.idConteudos="16" AND relPost="1800";" Kiwi tem vitamina C e muitos benefícios para a saúde e bem-estar

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Para mais informações, acesse o nosso Aviso Externo de Privacidade.

Kiwi tem vitamina C e muitos benefícios para a saúde e bem-estar

23/06/2022 kiwi tem vitamina C

Você sabia que o Kiwi tem vitamina C em uma proporção superior à da laranja? Além disso, essa pequena fruta também é rica em fibras e outros nutrientes muito importantes, que formam um importante conjunto para estimular o seu bem-estar.

Hoje vamos mostrar o que é que o kiwi tem de verdade, explicando a origem, disseminação, época de consumo, valor nutricional e principais benefícios fornecidos por essa fruta super interessante e exótica.

Antigamente, era pouco comum encontrá-la nos mercados. Agora, ela tem se tornado cada vez mais popular, especialmente por ser uma alternativa saborosa e bem diferente em relação ao que costuma estar na salada de frutas do brasileiro. Aproveite a leitura e conheça melhor o kiwi!

O que é o kiwi?

Originário da China, o kiwi é considerado uma baga comestível, uma fruta suculenta e com ótima densidade de nutrientes. Também conhecido como groselha chinesa, ele cresce em videiras do gênero Actinidia.

Exótico e delicioso, o kiwi tem vitamina C em grandes quantidades e um sabor bem característico. Além disso, é muito versátil, pois pode ser consumido in natura ou utilizado no preparo de receitas, desde doces, sorvetes e smoothies até pratos salgados, harmonizando com carnes vermelhas.

O fruto tem formato oval, com aproximadamente 5,5 cm de diâmetro. Por fora, tem uma textura aveludada, com pequenos fiapos. Por dentro, a coloração verde e as pequenas sementes escuras chamam a atenção. Existem ainda espécies com a polpa amarela.

Quanto ao sabor, é comum ficar entre um cítrico suave e adocicado, quase agridoce. Bem suculento, combina bastante com vitaminas e smoothies. Pode ser consumido com ou sem a casca. De fato, a casca do kiwi tem bastante vitamina C.

O Brasil ainda precisa importar a fruta, já que não tem produção autossuficiente. A época de kiwi acontece principalmente entre os meses de março e maio, onde o custo do quilo também costuma baixar, pela maior oferta do produto.

Kiwi tem vitamina C? Qual a concentração?

Em cada porção de 100 gramas de kiwi, temos uma concentração de 92,7 mg de vitamina C. Ao mesmo tempo, o fruto tem apenas 51 calorias na mesma quantidade, sendo uma alternativa válida até para quem está em busca de um emagrecimento saudável e natural.

Quem tem mais vitamina C: laranja ou kiwi?

Quando se questiona quem tem mais vitamina C, a laranja ou o kiwi, a chave para a resposta está na proporção. Em 100 gramas de laranja, temos aproximadamente 53,2 mg de vitamina C, enquanto o kiwi contém 92,7 mg, conforme visto.

No entanto, é importante citar que a laranja tem um tamanho médio superior ao do kiwi, podendo chegar ao dobro do volume. Ainda assim, podemos dizer que proporcionalmente o kiwi tem mais vitamina C que a laranja.

Valor nutricional do kiwi

Nem só de vitamina C é feito o kiwi, para fornecer todos os benefícios que essa fruta pode nos proporcionar, ela conta com um quadro completo de fibras, vitaminas e minerais. Confira a tabela nutricional do Kiwi, considerando uma porção de 100 gramas:

Valor nutricional do Kiwi

Calorias

51

Carboidratos

14 g

Fibras

3 g

Gorduras totais

0,44 g

Proteínas

1 g

Vitamina C

92,7 mg

Potássio

312 mg

Magnésio

17 mg

 

Além disso, o kiwi também fornece uma pequena quantidade de vitamina E, cerca de 9% do recomendado para o consumo diário, e vitamina K, uma média de 34% da quantidade recomendada diariamente.

Principais benefícios do kiwi

Temos muitos benefícios no kiwi, em virtude da alta densidade nutritiva dessa fruta. São vitaminas, fibras e antioxidantes, em um pacote com poucas calorias. Dessa forma ele é capaz de melhorar a imunidade, estimular a saúde do trato digestivo e também prevenir doenças oculares e cardíacas.

Em resumo, os benefícios do kiwi incluem:

  • O kiwi tem vitamina C e antioxidantes em proporções elevadas, agindo como um grande reforço para o sistema imunológico;
  • A ação antioxidante também ajuda a proteger o corpo de doenças e processos inflamatórios;
  • O consumo do kiwi pode reduzir a pressão arterial, servindo para estimular a saúde cardiovascular e prevenir o desenvolvimento de colesterol e problemas no coração;
  • A alta concentração de fibras no kiwi traz benefícios para o sistema digestivo, sobretudo ao consumir sua casca. Com isso, ele ajuda a aliviar constipação e outros problemas gastrointestinais;
  • Há indícios de que a vitamina C no kiwi ajude a reduzir o desconforto de sintomas da asma, especialmente em crianças;
  • O kiwi é rico em antioxidantes e carotenoides, prevenindo doenças oculares e preservando a saúde dos olhos de forma generalizada.

4 sugestões de consumo do kiwi

Bom, o kiwi tem vitamina C, fibras, antioxidantes e um sabor delicioso. Tudo que você precisa para incluir essa fruta na sua dieta de vez em quando. Quer mais? Então confira X sugestões de consumo:

  1. Comer com casca e tudo: a pele do kiwi possui muita vitamina C e fibras, idealmente não deve ser desperdiçada. Para superar os pelinhos que revestem seu exterior, experimente usar o fruto todo como ingrediente em vitaminas e smoothies;
  2. Picado e com cereais: você pode comer o kiwi no café da manhã ou da tarde, basta picar em pedaços, com ou sem casca, adicionar cereais como aveia, linhaça ou chia, e pronto, temos um snack saboroso e nutritivo;
  3. Iogurte grego com kiwi: quem gosta de uma sobremesa gostosa, refrescante e saudável também pode optar pelo kiwi, combinando a fruta em pedaços com um leve iogurte grego;
  4. Smoothies nutritivos: uma dica que já abordamos é utilizar o kiwi em smoothies, para isso, você pode optar por picar a fruta e congelar, assim, irá preservar suas propriedades e ter o ingrediente à disposição por mais tempo;

E então, qual sua maneira favorita de comer Kiwi? Deu vontade de comer essa fruta depois das nossas dicas? Esperamos que sim. Até a próxima!