
Embora comidas e bebidas geladas tenham uma má fama em relação aos sintomas de doenças respiratórias, a temperatura não é o fator principal dos alimentos que pioram a gripe e tiveram esse efeito negativo comprovado por meio de pesquisas médicas.
A ideia de que o frio provoca ou piora gripes e resfriados é equivocada, tendo origem no período da Influenza sazonal, que ocorre nos meses de temperatura mais baixa e clima seco, mas por outros motivos.
No entanto, é válido citar que a alimentação pode sim afetar o desenvolvimento da doença, fornecendo aliados e inimigos para a dieta da pessoa gripada.
Em geral, o resultado positivo costuma estar ligado principalmente à ingestão de nutrientes e fluidos, bem como a facilidade de engolir certos alimentos quando estamos com a garganta inflamada.
Com isso em mente, vamos explicar a seguir o que é a gripe, quais os sintomas, quais alimentos pioram a gripe e por que isso acontece. Também iremos esclarecer três mitos sobre comidas que se acredita piorar a gripe.
Por fim, incluímos uma pequena recomendação sobre alimentos que ajudam a melhorar da infecção, então leia até o final para conferir.
O que é a gripe?
Explicar o que é a gripe parece redundante, mas fornece uma boa base de conhecimento sobre o que realmente influencia nos sintomas provocados por ela.
Também conhecida como Influenza, a gripe é uma infecção respiratória de origem viral. Ou seja, ela só pode ser causada pela contaminação do organismo por parte do vírus, que adentra as vias aéreas superiores e se espalha por todo o trato respiratório, chegando até os pulmões.
Ao invadir o corpo humano, o vírus da Influenza toma posse de células ao longo do sistema respiratório, impedindo seu funcionamento padrão e utilizando sua estrutura para se multiplicar e aumentar sua sobrevida.
Para combater sua presença, o organismo ativa reações imunológicas para frear seu avanço e preservar os tecidos. Com essa interação, desenvolvemos os sintomas clássicos da gripe, que incluem:
- Febre alta;
- Dor de cabeça;
- Dor no corpo;
- Garganta inflamada e dolorida;
- Congestão nasal;
- Nariz escorrendo;
- Tosse;
- Espirros;
- Fadiga;
- Calafrios.
Por que certos alimentos podem piorar a gripe?
A lista de sintomas da gripe nos dá uma boa ideia sobre os alimentos que podem piorar o quadro. A febre causa um grande desconforto e pode trazer ainda o risco de desidratação, que pode ser muito grave e resultar em complicações severas no caso da Influenza.
Também temos que nos atentar para os processos inflamatórios que afetam os seios da face, mucosa nasal e garganta, provocando dores, irritação e a sensação de nariz entupido. Com isso, alimentos que naturalmente estimulam sintomas alérgicos irão agravar o quadro da infecção.
Por fim, a garganta inflamada pode ficar mais sensível e dificultar a deglutição. Junto disso, alimentos secos e afiados podem lesionar a região e favorecer o surgimento de novas infecções, facilitando até mesmo a entrada de novos microrganismos no corpo.
Quando pensamos em alimentos que pioram a gripe, temos que nos atentar para aqueles que podem somar aos desconfortos que a pessoa gripada já sente ou ainda que tenham efeitos nocivos para a manutenção da hidratação e combate a inflamações.
Um outro fator que merece atenção é a questão de comidas que exigem muita energia para a digestão, como alimentos gordurosos, embutidos e condimentados. Todo esforço do organismo deve ser reservado para a recuperação e combate da gripe.
Quais são os 4 alimentos que pioram a gripe e que devem ser evitados?
A partir das informações abordadas no tópico anterior e em pesquisas da área da saúde, podemos elaborar uma lista com os principais alimentos que pioram a gripe e devem ser evitados durante o curso dessa doença, bem como outras infecções respiratórias similares, como resfriados e alergias.
1. Bebidas alcoólicas ou ricas em cafeína
A febre é um dos sintomas iniciais da gripe e pode levar a desidratação, por conta do suor excessivo e caso a pessoa gripada esteja com dificuldade em ingerir fluidos para repor os líquidos perdidos.
Nesse contexto, algumas substâncias podem acelerar o avanço da desidratação no organismo, elevando o risco para o paciente. É o caso de bebidas alcoólicas ou ricas em cafeína, como o café, chá mate e similares.
Elas também podem causar ou piorar o desconforto gástrico, irritando o trato digestivo já afetado pela infecção, dificultando o trabalho de absorção de nutrientes, que é muito importante para assegurar a recuperação da doença.
2. Alimentos gordurosos e difíceis de digerir
O corpo precisa de muita energia e nutrientes para expulsar o vírus do organismo, combater a infecção e recuperar as estruturas danificadas por ela. Com isso a recomendação é optar por alimentos bem cozidos, leves e fáceis de digerir, assegurando a absorção de nutrientes sem exigir muito para isso.
Em contrapartida, alimentos gordurosos e alguns grãos podem piorar a gripe por terem estruturas difíceis de serem quebradas e digeridas corretamente. Por conta disso, é recomendado evitar frituras, alimentos ricos em gorduras saturadas e carnes muito gordurosas.
Alimentos ricos em fibras também devem ser evitados, pelo mesmo motivo de serem difíceis de digerir, o que inclui algumas frutas, cereais integrais e grãos.
3. Comidas muito condimentadas ou processadas
O excesso de condimentos em alimentos pode agravar a irritação da garganta inflamada, favorecendo o aparecimento de lesões e dificultando a recuperação, além de serem mais difíceis de digerir ou capazes de irritar também o estômago da pessoa gripada.
4. Alimentos com muito açúcar
Estudos indicam a possibilidade de que o excesso de açúcar na alimentação esteja ligado a quadros de inflamação crônica. Por conta disso, é recomendado evitar comidas e bebidas muito açucaradas quando se está gripado, para evitar esse risco.
A gripe está associada a diversos processos inflamatórios no organismo. Portanto, muito açúcar pode diminuir a capacidade do organismo de controlar o quadro e recuperar os tecidos afetados.
Mitos e verdades sobre alimentos que pioram a gripe
Agora que já conhecemos alguns alimentos que pioram a gripe de fato, vamos levar nosso foco para alguns mitos sobre o papel da alimentação no agravamento desse tipo de infecção.
Existem frutas que fazem mal para a gripe
De modo geral, temos muitas frutas que são aliadas no tratamento de gripes e resfriados, como a laranja, que é uma excelente fonte de vitamina C. No geral, elas não fazem mal para a gripe, mas é relevante considerar alguns fatores, como:
- Algumas pessoas podem apresentar irritação na garganta ou no estômago ao consumir frutas cítricas, se esse é o seu caso, evite;
- Frutas como a banana e o mamão são ricas em fibras, um componente de difícil digestão. Por isso, tenha cuidado ao consumi-las quando estiver gripado.
Não é recomendado comer ovo quando estiver gripado
Embora essa informação seja divulgada, não há indícios de que ela é válida. Porém, o ovo é rico em gorduras, principalmente quando frito. Nesse caso, prefira o consumo dele cozido, idealmente em porções reduzidas.
Coisas geladas pioram a gripe
Sempre ouvimos falar que tomar sorvete e comer coisas geladas pioram a gripe, mas isso nem sempre é o caso. Alimentos gelados podem até ajudar a reduzir o inchaço que ocorre durante a inflamação da garganta.
No entanto, esse caso também apresenta algumas ressalvas:
- Fique atento ao baixo valor nutritivo de sorvetes e similares;
- Algumas pessoas podem apresentar maior sensibilidade e desconforto ao ingerir comidas geladas;
- Cristais de gelo podem ser difíceis de engolir ou lesionar o tecido que reveste a garganta;
- O choque térmico ao consumir alimentos quentes e gelados em sequência pode prejudicar a resposta imunológica e causar grande desconforto;
- Apesar de tudo isso, não há uma relação generalizada entre coisas geladas e agravamento da gripe, avalie o seu caso e faça uma dieta de acordo com ele.
O que comer para melhorar de gripes e resfriados?
Quer saber então o que pode ajudar na recuperação de gripes e resfriados? Nossas recomendações são:
Chás, sopas e caldos
Bebidas e alimentos quentes, com bastante líquido, podem ser mais fáceis de engolir, facilitam manter a ingestão elevada de nutrientes, estimulam a reposição de fluidos, não demandam esforço da mastigação e são mais fáceis de digerir, sobretudo com ingredientes mais leves, como legumes e carnes magras.
Também facilitam a inclusão de ingredientes que ajudam no tratamento, como o alho, limão e mel, que possuem propriedades anti-inflamatórias. Além disso, os vapores liberados por líquidos aquecidos ajudam a umedecer as mucosas.
Gelatinas e iogurtes
Para a sobremesa, também é recomendado o cuidado para não exigir muito esforço da alimentação. Por isso, gelatinas e iogurtes são uma boa pedida, já que fornecem nutrientes e fluidos para ajudar no combate a infecção e o risco de ficar desidratado.
Água
Beber água é ótimo para a saúde em qualquer ocasião, inclusive quando se está gripado. Nada melhor para umedecer e limpar a garganta, hidratar o corpo e fornecer fluidos e minerais para o sistema imune do que reforçar a quantidade de água ingerida quando se está gripado.
Viu só, agora você conhece os alimentos que pioram a gripe e os que ajudam na recuperação dessa doença. Para mais dicas sobre alimentação, prevenção de doenças, tratamentos e bem-estar, continue ligado no Portal da Saúde!
Se for gripe, Benegrip!!

Benegrip tem a linha mais completa* do mercado para o tratamento dos sintomas de gripes e resfriados. Para promover o bem-estar e te ajudar a enfrentar a gripe , Benegrip está disponível em diferentes versões, para variados momentos e necessidades de toda a família!
Benegrip: versão tradicional e eficaz contra os sintomas da gripe. Com o poder dos 2 comprimidos (verde e laranja), combate as dores, febre, congestão nasal . Saiba mais sobre Benegrip.
Benegrip Multi: :antigripal líquido infantil para crianças a partir de 2 anos. Sua fórmula é feita à base de paracetamol, que combate as dores e a febre. Além disso, tem descongestionante e antialérgico que ajuda a acabar com o nariz entupido. Conheça o Benegrip Multi para cuidar da gripe das crianças!Saiba mais sobre Benegrip Multi.
Benegrip Multi Dia e Multi Noite Fórmulas pensadas especialmente para os diferentes sintomas do Dia e da Noite e com forte** poder analgésico e descongestionante. A versão Dia não dá sono e contém descongestionante nasal. Já a versão Noite tem antialérgico e ajuda a dormir melhor. Veja como Benegrip Multi Dia. e Benegrip Multi Noite. podem te ajudar.
*Linha com a maior quantidade de SKUs do mercado de antigripais. Fonte: IQVIA-PMB Dez/21.
**Fórmula com alta concentração de ativos (800mg de paracetamol + 20mg de fenilefrina)
Bula do produto: Benegrip.
Bula do produto: Benegrip Multi.
Bula do produto: Benegrip Multi Dia.
Bula do produto: Benegrip Multi Noite.
Benegrip. dipirona monoidratada, maleato de clorfeniramina, cafeína. Indicações: tratamento sintomático da gripe e resfriado. MS 1.7817.0092. Benegrip Multi. paracetamol, cloridrato de fenilefrina, maleato de carbinoxamina. Indicações: analgésico e antitérmico. Descongestionante nasal em processos de vias aéreas superiores. MS 1.7817.0768. Benegrip Multi Dia. paracetamol, cloridrato de fenilefrina. Indicações: para o tratamento dos sintomas das gripes e resfriados, como dor, febre e congestão nasal. MS 1.7817.0869 Benegrip Multi Noite. paracetamol, cloridrato de fenilefrina, maleato de carbinoxamina. Indicações: para o tratamento dos sintomas das gripes e resfriados, como dor, febre, congestão nasal e coriza. MS 1.7817.0868. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Dez/21.