
Benegrip Imuno Kids
A vitamina de uso diário que auxilia na imunidade das crianças.
Tem gente que percebe que está ficando gripado ou resfriado quando a garganta começa a incomodar, provocando rouquidão e pigarro. De fato, a região das cordas vocais é um dos principais alvos dos vírus que causam infecções respiratórias.
No entanto, existem fatores que influenciam a probabilidade desse sintoma ocorrer e na sua intensidade. Pensando nisso, montamos um guia prático de como melhorar a voz rouca da gripe, além de destacar o que mais causa esse problema e o que pode ser feito para sua prevenção.
Continue lendo!
Como é de costume por aqui, antes de mostrar como melhorar a voz rouca da gripe, vamos entender por que esse sintoma acontece.
De início, é interessante lembrar que as cordas vocais ficam localizadas na laringe, bem no fundo da garganta. Quando falamos, o ar passa por elas e causa uma vibração, produzindo assim o som da nossa fala.
Elas são feitas de um tecido muscular bem liso, com formato e capacidade de tensão diferentes de uma pessoa para outra, o que faz com que a voz de cada indivíduo seja única.
Algumas pessoas podem ter uma rouquidão característica, com base na formação desses tecidos. Porém, é notável que diversos fatores podem causar esse efeito ou piorá-lo.
Por exemplo, a laringite é uma das principais causas de voz rouca, uma inflamação localizada na área que envolve as cordas vocais, o que também acontece em processos inflamatórios e infecções do sistema respiratório.
Outras situações que causam estresse nas cordas vocais também são capazes de causar rouquidão e perda da voz, como é o caso do refluxo gastroesofágico, que pode lesionar a parte superior do esôfago próxima à laringe, nódulos e uso forçado da voz.
Por fim, o tempo seco, inalação de poeira e outros agentes irritantes, tabagismo e baixas temperaturas podem alterar as condições naturais da garganta, reduzindo a secreção que lubrifica e cuida da laringe, ao mesmo tempo que podem causar irritação e lesões no tecido interno.
A gripe é uma das causas prováveis da rouquidão, já que ela causa uma inflamação capaz de atingir todo o tecido que reveste a garganta, inclusive na laringe. Quando isso acontece, as cordas vocais podem ficar inchadas e doloridas, além de perderem sua capacidade de abrir e fechar, como de costume.
Dessa forma, elas passam a vibrar menos, fazendo com que a voz fique rouca. Em casos mais severos, a inflamação pode impedir a vibração e o movimento natural ao redor da laringe, causando uma perda temporária da voz, além de ser bem dolorido quando se tenta forçar a comunicação por fala.
É assim que a gripe deixa a voz rouca, provocando uma reação do organismo e utilizando células da laringe para a sobrevivência e propagação do vírus, o que modifica a consistência da secreção que preserva a laringe e afeta também as condições do tecido das cordas vocais.
Por ser um tecido muscular e elástico, o inchaço e rigidez da inflamação causam um efeito similar ao de uma lesão no músculo da panturrilha ou do braço, dificultando a movimentação e o funcionamento padrão desse órgão.
Assim, podemos ver como melhorar a voz rouca da gripe em paralelo ao que se faz com qualquer problema muscular. Além disso, é recomendado tomar precauções relacionadas especificamente à infecção respiratória.
Confira a seguir o que melhora a voz rouca da gripe em muitos casos e pode funcionar para você:
O primeiro passo é bastante simples, para aliviar tudo aquilo que deixa a voz rouca é recomendado beber bastante água, mesmo que em doses pequenas, mas com frequência.
Esse hábito ajuda a limpar a garganta, hidrata a mucosa, alivia a irritação e fornece um cuidado importante para o organismo se recuperar. Ele fica ainda mais importante quando o clima está bastante seco, com baixa umidade relativa do ar, o que causa bastante estresse à laringe.
Falamos nisso antes, mas é bom aprofundar. O clima seco prejudica a lubrificação natural das mucosas da garganta, além de aumentar as chances de inalarmos partículas que causam irritação a esses tecidos.
Além disso, o ar frio pode fazer o muco da garganta ficar mais espesso, causando incômodo no local, que já fica mais sensível por conta da gripe.
Assim, quando puder, evite ambientes climatizados, que deixam o ar mais frio e seco. Uma boa dica também é usar um umidificador de ar para contornar esse problema e melhorar a rouquidão.
Alimentos sólidos e muito crocantes podem arranhar a garganta inflamada, piorando a dor e dificultando a recuperação dos tecidos. Assim, quem quer melhorar a voz rouca da gripe deve preferir comidas mais fáceis de engolir, como sopas, caldos e canjas.
Vale lembrar que bebidas e alimentos em temperatura morna podem aliviar a dor da inflamação e ajudar a tratar a condição das cordas vocais quando estamos gripados.
O excesso de condimentos, como pimenta e outros temperos mais fortes, é desaconselhável em caso de gripe e inflamações da garganta. Essas substâncias irritam o tecido do esôfago, o que pode piorar o incômodo na laringe, além de aumentar as chances de refluxo gástrico.
Fadiga e dores musculares são sintomas comuns da gripe, exigindo que a pessoa gripada faça repouso para não forçar o corpo e acelerar a recuperação. O mesmo cuidado pode ajudar a melhorar a voz rouca da gripe, ou seja, evite falar muito, principalmente forçando a voz.
Deixe as cordas vocais descansarem, o que permite que elas se recuperem com mais tranquilidade, além de reduzir o risco de lesões mais graves.
Para fechar o guia de como melhorar a voz rouca da gripe, podemos indicar a possibilidade de tomar medicamentos antigripais, principalmente por conta da ação analgésica e anti-inflamatória.
Com essas propriedades, eles ajudam o organismo a manter a inflamação sob controle, além de aliviarem a sensação de dor por conta da irritação da garganta.
Alguns remédios dessa categoria também podem conter ativos antialérgicos em sua fórmula, o que contribui para que as mucosas do sistema respiratório sofram menos com essa irritabilidade, diminuindo a dor e a coceira nesses locais.
Viu como melhorar a voz da gripe é simples? No geral, basta ter cuidado, deixar o corpo descansar e usar a paciência. De todo modo, o sintoma deve passar em pouco mais de uma semana, junto com o quadro da doença.
Além disso, aqui vão alguns cuidados para você preservar a voz em todos os momentos:
Esperamos que tenha gostado do post. Para mais conteúdos como esse, acesse o blog Portal da Saúde!
Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.
A vitamina de uso diário que auxilia na imunidade das crianças.
Descongestionante e antialérgico líquido feito especialmente para crianças acima de 2 anos
Sua nova opção para tosse com a confiança de Benegrip
O antigripal líquido feito especialmente para crianças acima de 2 anos.
O poder dos dois comprimidos
Benegrip® combate de maneira eficaz os sintomas de gripes e resfriados.1
Combate os sintomas de gripes e resfriados, com um potente* efeito analgésico e descongestionante, sem dar sono4.
Combate os sintomas de gripes e resfriados com um potente* efeito analgésico, descongestionante e antialérgico, para ajudar a dormir melhor5.
Suplemento Alimentar
Cuida da sua imunidade e energia para te ajudar na recuperação da gripe.
O mais novo aliado contra a febre e as dores causadas pela gripe nos pequenos6.