Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Para mais informações, acesse o nosso Aviso Externo de Privacidade.

Como tratar uma criança com nariz entupido? Possíveis causas e soluções

27/05/2022 crianca-com-nariz-entupido

A congestão nasal é um sintoma comum de muitas doenças respiratórias, causando dificuldade em respirar, fadiga e muito desconforto. Isso fica ainda pior quando temos uma criança com o nariz entupido, o que eleva a irritabilidade e provoca sofrimento até para os pais. 

Mesmo que não seja nada grave, a preocupação e a pressa por aliviar as dores dos filhos podem estressar bastante. Para ajudá-los nessa tarefa, reunimos as principais informações sobre como aliviar o nariz entupido de crianças pequenas com tranquilidade e segurança. 

Como ocorre a congestão nasal? 

Antes de mais nada, é preciso entender o que causa a congestão nasal, como também é chamado o sintoma popularmente conhecido como nariz entupido. Trata-se de uma afecção, manifestação dos efeitos de outra doença que afetam a parede interna da mucosa nasal. 

Isso ocorre quando temos uma obstrução parcial ou completa das narinas, que podem ou não apresentar coriza.  

Muitos acreditam que o entupimento ocorre por conta do acúmulo de secreção, no entanto, o fator principal é a inflamação da mucosa nasal. A região possui uma série de vasos sanguíneos que apresentam um edema quando temos alguma doença respiratória. 

Assim, é o inchaço que provoca o congestionamento do nariz. Na realidade, esse sintoma é uma das reações do sistema imunológico para combater a presença de um microrganismo invasor.  

Serve para reduzir a entrada de ar e possíveis agentes responsáveis pela irritação no local. Além disso, o fluxo sanguíneo elevado facilita o transporte de anticorpos e demais células de defesa para o local. 

O que preciso saber sobre nariz entupido em crianças? 

Em todo caso, quando uma criança ficar com o nariz entupido, raramente é motivo para preocupação, a não ser que seja uma obstrução capaz de causar asfixia.  

Vale ressaltar que os pequenos costumam colocar objetos nas narinas, sendo esse um possível causador do entupimento, especialmente se apenas um dos lados estiver bloqueado e não houver outros sintomas. 

Além disso, as possíveis causas para nariz entupido em crianças, que também podem gerar a coriza, são as seguintes: 

  • gripe; 
  • resfriado; 
  • sinusite; 
  • rinite; 
  • alergia; 
  • mudanças de temperatura ou umidade do ar; 
  • uso excessivo de descongestionante nasal. 

Como podemos observar, reações alérgicas e processos inflamatórios do sistema respiratório são os principais causadores do entupimento do nariz. Crianças pegam gripes e resfriados com mais facilidade e frequência que os adultos, logo podemos entender por que isso acontece. 

Por que as crianças sofrem mais com a congestão nasal? 

O sistema imunológico infantil ainda se encontra em desenvolvimento, por isso, não tem total capacidade de combater a presença de invasores, mesmo aqueles que oferecem baixo risco.  

Como resultado, estão mais propensas a viroses e doenças respiratórias, principalmente em épocas de clima seco, como no inverno.  

Por esse motivo, elas acabam sofrendo mais com a gripe infantil e resfriados, o que tende a diminuir em frequência e intensidade com o desenvolvimento saudável do organismo. 

O que é bom para tratar crianças com nariz entupido? 

Depois de conhecer as possíveis causas para o congestionamento nasal infantil, vamos entender o que pode ser feito para tratar o problema.  

Antes de abordarmos as recomendações selecionadas, vale destacar que crianças menores de dois anos de idade não devem usar medicamentos como xaropes antigripais, spray descongestionante ou similares, exceto sob prescrição do pediatra.  

O organismo frágil dos bebês não deve ser exposto a composição desses remédios na maioria das situações. Nesses casos, obter orientação médica é sempre a melhor opção. 

Dito isso, vejamos como aliviar o nariz entupido em crianças: 

1. Eleve o nível da cabeceira 

Crianças com nariz entupido não dormem bem à noite, principalmente por conta da posição horizontal dificultar o fluxo sanguíneo, piorando o edema.  

Para resolver isso, uma boa dica é elevar a cabeceira, seja com travesseiros sob o colchão ou com livros embaixo dos pés superiores da cama ou berço. Assim a criança fica deitada e com a cabeça inclinada, uma posição que traz grande alívio para a congestão nasal. 

2. Ofereça bastante líquido 

Beber muito líquido é importante pois limpa e hidrata as mucosas, facilitando a expulsão de alérgenos e invasores. Isso também ajuda a diminuir a irritação e controlar o processo inflamatório, além de servir o corpo para promover a cura de uma eventual infecção. 

3. Umidificação das mucosas nasais 

O uso de nebulizadores infantis, principalmente no inverno, cresce muito. É uma forma segura de aliviar o nariz entupido nas crianças. Nem todas elas irão aceitar facilmente a máscara de inalação, mas é importante estimular o uso. 

Também é possível optar por umidificadores de ambiente ou vapor de água, na hora do banho por exemplo.  

Todos esses processos podem umedecer as mucosas nasais, promover a limpeza local e assim tratar o entupimento. 

4. Descongestionantes 

A opção por descongestionantes farmacêuticos, como antialérgicos e expectorantes, só deve ser feita sob orientação médica, para evitar possíveis complicações. 

No caso de reações alérgicas, em que a congestão nasal é um sintoma mais isolado, exceto pela presença de coriza e muco, o uso de antialérgicos pode ser necessário, ainda assim, a prescrição do pediatra é essencial. 

Quando procurar o médico? 

Antes de medicar a criança com nariz entupido, a orientação do médico pediatra é altamente recomendada. Com o tempo, os pais podem compreender melhor a situação e saber lidar com ela prontamente. 

No entanto, existem possíveis complicações que indicam a necessidade de atendimento médico especializado. Procure o pediatra caso perceba um ou mais dos sintomas descritos: 

  • além do nariz entupido, a criança apresenta inchaço na testa, região ao redor dos olhos, narinas ou bochecha; 
  • dor e inflamação na garganta; 
  • presença de bolinhas amareladas ou brancas na garganta ou próximas às amigdalas; 
  • secreção nasal com mau cheiro, expelida apenas de um dos lados ou de coloração incomum, que não seja amarelada, branca ou transparente; 
  • congestão nasal ou tosse com duração superior a 10 dias; 
  • qualquer sintoma com duração superior a 3 semanas; 
  • muco de cor amarelo-esverdeado ou acinzentado; 
  • secreção nasal acompanhada de febre. 

Nesses casos, a realização de exames pode ser necessária, como raio-x, exame de sangue ou testes de alérgenos para identificar a causa do nariz entupido e demais sintomas. 

De acordo com essas informações, podemos reafirmar que é comum que a criança fique com nariz entupido, sendo uma situação de baixo risco na maioria dos casos.  

O cuidado principal é medicar somente com orientação do pediatra e seguir recomendações seguras, principalmente para bebês e crianças muito pequenas. 

No geral, mantenha a calma e siga as dicas apresentadas para dar alívio à congestão nasal infantil. Fique ligado para mais conteúdos informativos como esse e não deixe de compartilhar se tiver curtido. Até a próxima. 

Atenção: este conteúdo tem caráter informativo e não tem o intuito ou deve ser utilizado como substituição do atendimento médico especializado. Não é incentivada ou recomendada o autodiagnóstico e auto tratamento em qualquer hipótese. Em caso de dúvidas ou suspeita de qualquer problema de saúde, procure a unidade de saúde mais próxima. 

Chegou Benegrip Imuno!

Imagem ilustrativa com embalagens dos produtos Benegrip Imuno Complex e Benegrip Imuno Energy. Em fundo verde, com o texto escrito

Mais nova linha de Benegrip, agora de suplementos de vitaminas e minerais escolhidos para fortalecer* seu sistema imunológico e reforçar** sua energia.

Benegrip Imuno Complex: O primeiro em cápsulas gelatinosas***, possui uma fórmula exclusiva*** que irá auxiliar na prevenção* e fortalecer* o seu sistema imunológico. Saiba mais!

Benegrip Imuno Energy: Comprimidos efervescentes com um complexo exclusivo*** de vitaminas e minerais escolhidos que irão contribuir com sua energia** e auxiliar no sistema imune. Saiba mais!

Benegrip Imuno Complex e Benegrip Imuno Energy são alimentos isentos de registro de acordo com a RDC 27/2010.*Referente ao Benegrip Imuno Complex que contém vitamina D, C, A e Zinco que auxiliam no funcionamento do sistema imune.**Referente ao Benegrip Imuno Energy que contém vitamina C e Zinco que auxiliam no metabolismo energético, e de proteínas, carboidratos e gorduras, respectivamente.***IQVIA. PMB. Agosto, 2021. Mapeamento do mercado de vitaminas.