Quais são os sintomas de resfriado? Quanto tempo dura, o que tomar? Saiba tudo!
LER MAIS
Bem-vindo ao
Os principais sintomas de um resfriado são: nariz escorrendo ou entupido, dor de garganta, espirros, tosse, dor de cabeça ou dores no corpo e cansaço leve. Nas gripes, por outro lado, estes sintomas aparecem geralmente em intensidade maior e por período mais prolongado, acompanhados com frequência de febre moderada a alta. Crianças tendem a ter mais sintomas gastrointestinais como náuseas e vômitos, bem como diarreia. Em caso de dúvidas, procure sempre um médico.
Os antigripais ajudam a combater e aliviar os sintomas de gripes e resfriados, como dor de cabeça, dor no corpo, congestão nasal, sintomas alérgicos e coriza. Além disso, a ingestão de bastante líquido (água), repouso e refeições que incluam alimentos ricos em vitamina C ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Em caso de dúvidas, procure sempre um médico.
Gripes e COVID-19 podem ter sintomas semelhantes, como: dores no corpo, dor de garganta, febre, tosse, fadiga, e dores de cabeça. Dois sintomas principais podem estar presentes na COVID-19 e diferenciar esta doença das gripes: a presença de falta ar, e a perda de paladar ou olfato. Mas como nem todos os pacientes apresentam estes sintomas, eles não são uma maneira confiável de distinguir as duas doenças. Outra diferença, em relação a evolução destas infecções, é que pessoas com gripe geralmente se sentem pior durante a primeira semana de doença. Na COVID-19, as pessoas podem se sentir pior durante a segunda ou terceira semana e podem ficar mais doentes por um período mais longo. O jeito mais seguro e eficaz de diferenciar é realizando o teste RT-PCR para diagnóstico de COVID-19. Em caso de dúvidas, procure sempre um médico.
Os resfriados aparecem gradualmente ao longo de alguns dias e costumam ser mais leves do que a gripe. Eles geralmente melhoram em até 7 dias. Os sintomas da gripe aparecem rapidamente e podem ser graves. Geralmente duram de 1 semana, podendo chegar a 2 semanas. Já a COVID-19 pode durar até 3 semanas. Em caso de dúvidas, procure sempre um médico.
A gripe pode afetar as crianças de maneira diferente dos adultos. Em crianças, a febre geralmente é mais alta e, além disso, as crianças apresentam mais frequentemente sintomas relacionados ao sistema digestivo, como náuseas, vômitos e diarreia. Também aparecem sintomas de dor de cabeça e no corpo e congestão nasal. Em caso de dúvidas, procure sempre um médico.
Tanto a gripe quanto o coronavírus se espalham por meio de gotículas do nariz e da boca. Ambos podem se espalhar antes que as pessoas percebam que estão doentes. A gripe tem um período de incubação mais curto - o que significa que, após a infecção, pode levar de um a quatro dias para se sentir mal - em comparação ao coronavírus, que pode levar de dois a 14 dias desde a infecção até os sintomas. Por isso pessoas que estão assintomáticas podem transmitir os vírus sem que saibam. Assim, lavar bem as mãos (ou usar álcool em gel), uso de máscara, distanciamento social, são medidas validas para ambas as doenças. É importante lembrar o papel das Vacinas na redução tanto das infecções como das formas graves destas doenças, sendo a maneira mais efetiva de evitar casos graves, hospitalizações e óbitos. Em caso de dúvidas, procure sempre um médico.
O fortalecimento do sistema imunológico pode ajudar a diminuir a incidência de gripes, resfriados e também da COVID-19. Algumas vitaminas e minerais ajudam a reforçar a imunidade, como a Vitamina C, Vitamina D e o Zinco. A Vitamina C tem ação antioxidante e ajuda a reduzir o risco de infecções respiratórias. Já a Vitamina D atua nos linfócitos, células do sistema imunológico que tem receptores para a substância. Quando estão com os níveis adequados, atuam melhor no combate a infecções. Por fim, o Zinco também age nas células de defesa do organismo, bem como nos processos anti-inflamatórios.
Não existe nenhuma evidência de que o vírus da COVID-19 influencie na eficácia ou na segurança da vacina contra a gripe. Se você já se curou da COVID-19, pode se imunizar contra a gripe tranquilamente. Agora, o ideal é que pessoas que estejam infectadas com o coronavírus naquele momento (ou com suspeita) aguardem a recuperação clínica total — com pelo menos quatro semanas de distância do início dos sintomas – antes de tomar a vacina contra o vírus da gripe, o Influenza. Isso é importante para não haver confusão entre os sintomas de cada uma das doenças em alguma reação da vacina e também para proteger pessoas que estão aplicando e recebendo as doses.
Assim como nos adultos, medicamentos de uso pediátrico, como antigripais, analgésicos, descongestionantes e xaropes para tosse ajudam no alívio dos sintomas de gripes resfriados podem ser usados contra os sintomas de febre, nariz entupido, dores e coriza, congestão nasal. Manter as crianças hidratadas e a vias aéreas mais fluidificadas é importante pois nas crianças as vias aéreas são mais finas e podem entupir com mais facilidade, gerando desconforto e maior chance de complicações como infecções bacterianas. Em caso de dúvidas, procure sempre um médico.
Manter-se hidratado e a vias aéreas fluidificadas é importante para minimizar o desconforto e diminuir a chance de complicações como infecções bacterianas. Sprays de soluções salinas são seguros para todas as idades, e a depender da faixa existem fluxos maiores ou menores de jato. Em bebês, aspiradores nasais podem ser usados para remover o muco remanescente do nariz do bebê. Além destes cuidados, existem medicamentos como antigripais, antialérgicos e descongestionantes que ajudam a descongestionar as vias áreas aliviando a sensação de nariz entupido. Em caso de dúvidas, procure sempre um médico.
Sim, pois muitos dos sintomas de COVID-19 são os mesmos da gripe e os antigripais ajudam a aliviar os sintomas mais leves como dores de cabeça e no corpo, febre, coriza, congestão nasal e sintomas alérgicos. É importante lembrar que estes medicamentos não funcionam para eliminar os vírus, seja da gripe, resfriado ou COVID-19. Recomendamos que procure um médico para evitar o agravamento dos sintomas.
A vacina da gripe continua sendo indicada para a prevenção da doença, que é diferente da COVID-19. Ela permanece indicada como a melhor forma de evitar a propagação da gripe. A campanha de vacinação começa no Brasil no mês de abril, disponível no SUS para o público-alvo, focado prioritariamente em idosos com mais de 60 anos, crianças acima de 6 meses, gestantes, povos indígenas, profissionais de saúde e pessoas com com morbidades.
Sim, pois muitos dos sintomas de COVID-19 são os mesmos da gripe e os antigripais ajudam a aliviar os sintomas mais leves como dores de cabeça e no corpo, febre, coriza, congestão nasal e sintomas alérgicos. É importante lembrar que estes medicamentos não funcionam para eliminar os vírus, seja da gripe, resfriado ou COVID-19. Recomendamos que procure um médico para evitar o agravamento dos sintomas.
Sim, pois a transmissão ocorre principalmente através de contato gotículas expelidas por nariz ou boca de alguma pessoa que esteja próxima e infectada. No caso das gripes e resfriados a chance de isso ocorrer enquanto a pessoa não tem sintomas é menor, por isso, a recomendação é feita principalmente para a pessoa que tem sintomas, que ao usar uma máscara adequadamente pode proteger as pessoas ao seu redor. Estudos apontam que a higiene adequada das mãos, o uso de máscaras (quando indicadas) e a vacinação são medidas mais eficazes na redução dos casos de gripe sazonal. Em caso de dúvidas, procure sempre um médico.
Sim, pode. A vacina da COVID-19 protege contra o Sars-CoV-2, que é um vírus diferente do Influenza, o vírus da gripe. Ou seja, por se tratar de doenças distintas, a vacina contra a COVID-19 não evitará a contaminação da gripe. Porém, a gripe tem uma taxa muito menor de agravamento em comparação com a COVID-19, e o alívio dos sintomas pode ser feito com medicamentos antigripais (isentos de prescrição). Além disso, os grupos considerados de risco para a COVID-19 também podem se vacinar contra a gripe na campanha de vacinação do SUS a partir de abril.
O seu portal de conteúdos com dicas de hábitos saudáveis na rotina para o seu bem-estar e de toda família! Veja também artigos exclusivos sobre imunidade, os diferentes tipos de gripes e resfriados, como se prevenir e aliviar os sintomas nas diferentes idades.
CONHEÇAQuais são os sintomas de resfriado? Quanto tempo dura, o que tomar? Saiba tudo!
LER MAISGuia completo sobre remédio para gripe: Tudo que você precisa saber!
LER MAISA gripe bacteriana existe? Saiba tudo sobre o tema!
LER MAISPor que espirramos? Função, causas e 6 fatos sobre o espirro
LER MAISSintomas de gripe alérgica: o que é, como diagnosticar e como tratar?
LER MAIS