Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Para mais informações, acesse o nosso Aviso Externo de Privacidade.

Bem-vindo ao

Benegrip Responde

Benegrip Responde

Benegrip quer te ajudar a esclarecer as principais dúvidas sobre
gripes e resfriados neste momento de tanta incerteza. Confira:

Quais são os sintomas iniciais de gripes e resfriados?

Benegrip Responde

Os principais sintomas de um resfriado são: nariz escorrendo ou entupido, dor de garganta, espirros, tosse, dor de cabeça ou dores no corpo e cansaço leve. Nas gripes, por outro lado, estes sintomas aparecem geralmente em intensidade maior e por período mais prolongado, acompanhados com frequência de febre moderada a alta. Crianças tendem a ter mais sintomas gastrointestinais como náuseas e vômitos, bem como diarreia. Em caso de dúvidas, procure sempre um médico.

Benegrip Responde
Benegrip Responde

Como aliviar os sintomas da gripe?

Benegrip Responde

Os antigripais ajudam a combater e aliviar os sintomas de gripes e resfriados, como dor de cabeça, dor no corpo, congestão nasal, sintomas alérgicos e coriza.  Além disso, a ingestão de bastante líquido (água), repouso e refeições que incluam alimentos ricos em vitamina C ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Em caso de dúvidas, procure sempre um médico.

Gripe e Covid têm sintomas parecidos. Como diferenciar as duas doenças?

Benegrip Responde

Gripes e COVID-19 podem ter sintomas semelhantes, como: dores no corpo, dor de garganta, febre, tosse, fadiga, e dores de cabeça. Dois sintomas principais podem estar presentes na COVID-19 e diferenciar esta doença das gripes: a presença de falta ar, e a perda de paladar ou olfato. Mas como nem todos os pacientes apresentam estes sintomas, eles não são uma maneira confiável de distinguir as duas doenças. Outra diferença, em relação a evolução destas infecções, é que pessoas com gripe geralmente se sentem pior durante a primeira semana de doença. Na COVID-19, as pessoas podem se sentir pior durante a segunda ou terceira semana e podem ficar mais doentes por um período mais longo. O jeito mais seguro e eficaz de diferenciar é realizando o teste RT-PCR para diagnóstico de COVID-19. Em caso de dúvidas, procure sempre um médico.

Benegrip Responde
Benegrip Responde

Quanto tempo dura uma gripe?

Benegrip Responde

Os resfriados aparecem gradualmente ao longo de alguns dias e costumam ser mais leves do que a gripe. Eles geralmente melhoram em até 7 dias.  Os sintomas da gripe aparecem rapidamente e podem ser graves. Geralmente duram de 1 semana, podendo chegar a 2 semanas. Já a COVID-19 pode durar até 3 semanas. Em caso de dúvidas, procure sempre um médico.

Quais são os sintomas da gripe nas crianças?

Benegrip Responde

A gripe pode afetar as crianças de maneira diferente dos adultos. Em crianças, a febre geralmente é mais alta e, além disso, as crianças apresentam mais frequentemente sintomas relacionados ao sistema digestivo, como náuseas, vômitos e diarreia. Também aparecem sintomas de dor de cabeça e no corpo e congestão nasal. Em caso de dúvidas, procure sempre um médico.

Benegrip Responde
Benegrip Responde

Como evitar a gripe?

Benegrip Responde

Tanto a gripe quanto o coronavírus se espalham por meio de gotículas do nariz e da boca. Ambos podem se espalhar antes que as pessoas percebam que estão doentes. A gripe tem um período de incubação mais curto - o que significa que, após a infecção, pode levar de um a quatro dias para se sentir mal - em comparação ao coronavírus, que pode levar de dois a 14 dias desde a infecção até os sintomas. Por isso pessoas que estão assintomáticas podem transmitir os vírus sem que saibam. Assim, lavar bem as mãos (ou usar álcool em gel), uso de máscara, distanciamento social, são medidas validas para ambas as doenças.  É importante lembrar o papel das Vacinas na redução tanto das infecções como das formas graves destas doenças, sendo a maneira mais efetiva de evitar casos graves, hospitalizações e óbitos. Em caso de dúvidas, procure sempre um médico.

Como posso me prevenir de gripes e resfriados?

Benegrip Responde

O fortalecimento do sistema imunológico pode ajudar a diminuir a incidência de gripes, resfriados e também da COVID-19. Algumas vitaminas e minerais ajudam a reforçar a imunidade, como a Vitamina C, Vitamina D e o Zinco. A Vitamina C tem ação antioxidante e ajuda a reduzir o risco de infecções respiratórias. Já a Vitamina D atua nos linfócitos, células do sistema imunológico que tem receptores para a substância. Quando estão com os níveis adequados, atuam melhor no combate a infecções. Por fim, o Zinco também age nas células de defesa do organismo, bem como nos processos anti-inflamatórios.

Benegrip Responde
Benegrip Responde

Posso tomar a vacina da gripe se eu já peguei COVID-19?

Benegrip Responde

Não existe nenhuma evidência de que o vírus da COVID-19 influencie na eficácia ou na segurança da vacina contra a gripe. Se você já se curou da COVID-19, pode se imunizar contra a gripe tranquilamente. Agora, o ideal é que pessoas que estejam infectadas com o coronavírus naquele momento (ou com suspeita) aguardem a recuperação clínica total — com pelo menos quatro semanas de distância do início dos sintomas – antes de tomar a vacina contra o vírus da gripe, o Influenza. Isso é importante para não haver confusão entre os sintomas de cada uma das doenças em alguma reação da vacina e também para proteger pessoas que estão aplicando e recebendo as doses.

Como aliviar sintomas de gripe infantil?

Benegrip Responde

Assim como nos adultos, medicamentos de uso pediátrico, como antigripais, analgésicos, descongestionantes e xaropes para tosse ajudam no alívio dos sintomas de gripes resfriados podem ser usados contra os sintomas de febre, nariz entupido, dores e coriza, congestão nasal. Manter as crianças hidratadas e a vias aéreas mais fluidificadas é importante pois nas crianças as vias aéreas são mais finas e podem entupir com mais facilidade, gerando desconforto e maior chance de complicações como infecções bacterianas. Em caso de dúvidas, procure sempre um médico.

Benegrip Responde
Benegrip Responde

Como desentupir o nariz na gripe?

Benegrip Responde

Manter-se hidratado e a vias aéreas fluidificadas é importante para minimizar o desconforto e diminuir a chance de complicações como infecções bacterianas. Sprays de soluções salinas são seguros para todas as idades, e a depender da faixa existem fluxos maiores ou menores de jato. Em bebês, aspiradores nasais podem ser usados para remover o muco remanescente do nariz do bebê. Além destes cuidados, existem medicamentos como antigripais, antialérgicos e descongestionantes que ajudam a descongestionar as vias áreas aliviando a sensação de nariz entupido. Em caso de dúvidas, procure sempre um médico.

Estou com Covid. Posso tomar remédio para gripe para aliviar os sintomas?

Benegrip Responde

Sim, pois muitos dos sintomas de COVID-19 são os mesmos da gripe e os antigripais ajudam a aliviar os sintomas mais leves como dores de cabeça e no corpo, febre, coriza, congestão nasal e sintomas alérgicos. É importante lembrar que estes medicamentos não funcionam para eliminar os vírus, seja da gripe, resfriado ou COVID-19. Recomendamos que procure um médico para evitar o agravamento dos sintomas.

Benegrip Responde
Benegrip Responde

Devo tomar a vacina da gripe este ano?

Benegrip Responde

A vacina da gripe continua sendo indicada para a prevenção da doença, que é diferente da COVID-19. Ela permanece indicada como a melhor forma de evitar a propagação da gripe. A campanha de vacinação começa no Brasil no mês de abril, disponível no SUS para o público-alvo, focado prioritariamente em idosos com mais de 60 anos, crianças acima de 6 meses, gestantes, povos indígenas, profissionais de saúde e pessoas com com morbidades.

Fiz o teste de Covid. Posso tomar um antigripal enquanto o resultado não sai?

Benegrip Responde

Sim, pois muitos dos sintomas de COVID-19 são os mesmos da gripe e os antigripais ajudam a aliviar os sintomas mais leves como dores de cabeça e no corpo, febre, coriza, congestão nasal e sintomas alérgicos. É importante lembrar que estes medicamentos não funcionam para eliminar os vírus, seja da gripe, resfriado ou COVID-19. Recomendamos que procure um médico para evitar o agravamento dos sintomas.

Benegrip Responde
Benegrip Responde

O uso de máscaras ajuda contra a gripe?

Benegrip Responde

Sim, pois a transmissão ocorre principalmente através de contato gotículas expelidas por nariz ou boca de alguma pessoa que esteja próxima e infectada. No caso das gripes e resfriados a chance de isso ocorrer enquanto a pessoa não tem sintomas é menor, por isso, a recomendação é feita principalmente para a pessoa que tem sintomas, que ao usar uma máscara adequadamente pode proteger as pessoas ao seu redor. Estudos apontam que a higiene adequada das mãos, o uso de máscaras (quando indicadas) e a vacinação são medidas mais eficazes na redução dos casos de gripe sazonal. Em caso de dúvidas, procure sempre um médico.

Já me vacinei contra a COVID-19, posso pegar a gripe?

Benegrip Responde

Sim, pode. A vacina da COVID-19 protege contra o Sars-CoV-2, que é um vírus diferente do Influenza, o vírus da gripe. Ou seja, por se tratar de doenças distintas, a vacina contra a COVID-19 não evitará a contaminação da gripe. Porém, a gripe tem uma taxa muito menor de agravamento em comparação com a COVID-19, e o alívio dos sintomas pode ser feito com medicamentos antigripais (isentos de prescrição). Além disso, os grupos considerados de risco para a COVID-19 também podem se vacinar contra a gripe na campanha de vacinação do SUS a partir de abril.

Benegrip Responde

EM CASO DE SUSPEITA DE COVID-19, PROCURE UM MÉDICO.


Referências consultadas:

Blog da Saúde - Ministério da Saúde. "Saiba como se prevenir da gripe". 14 de março de 2019. Disponível em . Acesso em Abril/2021.
World Health Organization. Influenza (Seasonal). 6 de novembro de 2018. Disponível em: . Acesso em Abril/2021. Organização Pan-Americana da Saúde - OPAS Brasil. Boletim Informativo : SVS - Influenza (Gripe) - Semana Epidemiológica (SE) 32. Disponível em: . Acesso em dezembro/2020.
dos Santos, et al. Farmacoterapia e cuidados farmacêuticos da gripe e resfriado. J Biol Pharm Agric Manag. 2020; 16(2): 137-155.
Ministério da Saúde. "Sobre a doença - O que é COVID-19”. Disponível em . Acesso em Abril/2021. Campos HS. Gripe ou resfriado? Sinusite ou rinite. JBM. 2014;102(1): 41-50. Xavier AR, et al. COVID-19: manifestações clínicas e laboratoriais na infecção pelo novo coronavírus. J. Bras. Patol. Med. Lab. 2020; 56: e3232020.
World Health Organization. Covid-19 vaccines: safety surveillance manual. Geneva: WHO; 2020. Disponível em: . Acesso em: abril, 2021.
World Health Organization. Home care for patients with suspected or confirmed COVID-19 and management of their contacts Interim guidance. 13 August 2020. COVID-19: Clinical care Disponível em: < https://www.who.int/publications/i/item/home-care-for-patients-with-suspected-novel-coronavirus-(ncov)-infection-presenting-with-mild-symptoms-and-management-of-contacts >. Acesso em Abril/2021.

PORTAL DA SAÚDE

O seu portal de conteúdos com dicas de hábitos saudáveis na rotina para o seu bem-estar e de toda família! Veja também artigos exclusivos sobre imunidade, os diferentes tipos de gripes e resfriados, como se prevenir e aliviar os sintomas nas diferentes idades.

CONHEÇA