9 suplementos para dar energia e disposição

05/09/2021 suplementos para dar energia e disposição

A busca por uma vida mais saudável sempre passa por uma dieta balanceada e nutritiva, mesmo assim, algumas pessoas podem ter dificuldades para adquirir todos os nutrientes necessários apenas com a alimentação, o que nos leva a procurar suplementos multivitamínicos para atender toda essa demanda. 

Nesse contexto, muitas pessoas buscam suplementos para dar energia e disposição, fornecendo aquele reforço importante para enfrentar os desafios da rotina e facilitar a adoção de hábitos mais saudáveis, como a prática de exercícios físicos, por exemplo. 

Pensando nisso, reunimos aqui uma lista de 9 suplementos para dar energia e disposição, todos com efeitos comprovados. Leia e saiba mais! 

Quando optar por suplementos para ter mais energia? 

Vivemos uma rotina cada vez mais movimentada e manter uma alimentação balanceada no trabalho pode não ser algo tão simples. Mesmo que seja importante garantir alguns cuidados nesse quesito, quando não conseguimos todos os nutrientes com a dieta, suplementar pode ser a solução. 

Outro cenário que pode estimular a busca por suplementos para dar mais energia é a prática esportiva, como musculação e exercícios cardiorrespiratórios, que aumentam a demanda por nutrientes. 

Ao perceber a necessidade de mais combustível para dar conta das suas tarefas, procure ajuda médica para fazer um check up da sua saúde, garantindo que a queda na energia não seja um sintoma. Também é relevante tomar esse cuidado para garantir a ingestão de níveis seguros de cada vitamina. 

Dessa forma, é possível tomar suplementos para dar mais energia e disposição, aproveitando todos os ganhos dessa prática e prevenindo qualquer possibilidade de risco ou complicação. 

9 suplementos para dar mais energia e disposição 

Considerando cada um desses cenários, fomos buscar alguns suplementos para dar energia e disposição para sua vida. A lista conta com 9 itens que podem ser suplementados facilmente e que têm benefícios comprovados, incluindo através da interação entre alguns deles. Confira! 

1. Arginina 

De modo geral, a Arginina está ligada ao ganho de performance em atletas. Trata-se de um aminoácido base para a sintetização de óxido nítrico, que por sua vez é utilizado pelo organismo na produção de células para o sistema imunológico, além do controle da pressão sanguínea e manutenção dos tecidos muscular e cardiovascular. 

Encontrada em queijos e embutidos, nozes, castanhas e no feijão preto, suplementos de arginina são alternativas que podem beneficiar quem procura por melhorar a capacidade cardiovascular e para aqueles que desejam o ganho de massa muscular. 

2. Ubiquinona ou coenzima Q10 

Produzida naturalmente pelo nosso organismo e presente em áreas como o coração, rins, pâncreas e fígado, a coenzima Q10, também conhecida como CoQ10 ou ubiquinona, tem ação antioxidante e fornece mais energia para o corpo. 

A deficiência de ubiquinona pode estar associada a sensação exagerada de fadiga. Encontrada em óleo de peixe, principalmente peixes mais ricos em gordura, fígado, vísceras e grãos integrais, também pode ser consumida através de suplementos para dar energia e disposição. 

Recomenda-se o cuidado adicional caso o paciente faça uso regular de anticoagulantes, insulina ou esteja sob tratamento de câncer, procurando orientação médica antes de consumir qualquer tipo de suplemento da coenzima Q10.  

3. Vitamina D 

A deficiência de vitamina D é extremamente comum e pode estar associada a depressão, indisposição e sensação exagerada de fadiga muscular. Por isso, optar por suplementos de vitamina D pode ser necessário para ter mais energia e disposição, além de combater sintomas gerais causados por quadros depressivos. 

Em geral, idosos, pessoas de pele mais escura, pacientes obesos e indivíduos que têm dificuldade em tomar banho de sol, que estimula a produção de vitamina D pelo organismo, são os mais propensos a ter baixos níveis desse nutriente. 

Lembramos sempre que saúde mental é coisa séria e o acompanhamento psicológico é muito importante para esses casos. 

4. Complexo B 

Vitaminas do complexo B, em especial a B12, estimulam as células a produzirem energia. Mesmo que não seja possível afirmar uma correlação entre uso de suplementos de B12 e ganho de performance, é comprovado que a deficiência dessa vitamina provoca fadiga muscular e cansaço. 

Por isso, manter bons níveis de vitaminas do complexo B seja através da alimentação ou suplementos para dar mais energia e disposição é uma ideia interessante, válida de se avaliar junto de orientação médica. 

5. Creatina 

Encontrada abundantemente em carnes vermelhas e frutos do mar, a creatina é um aminoácido utilizado pelos músculos para obter energia e melhorar a performance durante a prática de exercícios físicos, além de estimular o ganho de massa. 

De fato, estudos mostram que a creatina não só fornece mais energia e disposição, como melhora a regeneração muscular, ganho de massa, prevenção de lesões e evita a desidratação durante a atividade física. 

6. Ferro 

A ingestão de ferro deve ser regular, considerando sua importância para a saúde do nosso corpo e o combate à anemia. Assim como em alguns casos anteriores, sua deficiência provoca fadiga e sensação de fraqueza, sintomas de um quadro anêmico. 

Por isso, a suplementação de ferro pode ser necessária para garantir mais disposição, especialmente quando a pessoa não consegue os níveis recomendados através da dieta ou está propensa a baixa no índice de ferro, como mulheres menstruadas, grávidas ou lactantes. 

Também pode ocorrer em praticantes de atividade físicas intensas, especialmente mulheres, bem como doadores de sangue. Vale lembrar que o consumo de ferro deve estar associado a ingestão de vitamina C para garantir máxima absorção. 

7. L-teanina e cafeína 

Aminoácido comum em muitos tipos de chá, a L-teanina quando combinada à cafeína tem grande potencial como suplemento para dar mais energia, disposição e capacidade cognitiva.  

Isso significa que além de aumentar a resistência e melhorar a performance, ela também pode aumentar o nível de atenção e agilizar o tempo de resposta. 

8. Vitamina C 

Muito comum para fortalecer o sistema imunológico, a vitamina C (ácido ascórbico) pode ser combinada a suplementos para dar energia e disposição. Conforme mencionado, ela melhora a absorção de ferro, sendo esse apenas um exemplo de seus benefícios. 

Como ela participa da formação de tecidos musculares, ósseos, epiteliais e muitos outros, ela contribui para processos de regeneração e cicatrização, estimulando a recuperação do corpo após se exercitar e após lesões diversas. 

9. Ginseng 

O Panax Ginseng é um importante aliado no aumento dos níveis de energia, combate ao cansaço e a fadiga muscular.  

Estudos mostram uma conexão entre polissacarídeos, oligopeptídeos e outros componentes presentes no ginseng com aumento na produção de energia nas células, ao mesmo tempo que previne o estresse oxidativo, que ocorre quando há desequilíbrio na quantidade de radicais livres do organismo. 

Ao consumir suplementos de ginseng, pacientes mostraram mais resistência e acabaram sentindo menor fadiga muscular e mental. 

Conclusão 

Tomar suplementos para dar energia e disposição é algo válido, com diversos componentes apresentando resultados satisfatórios e comprovados em estudos científicos. Ainda assim, essa área requer muito cuidado, casos específicos podem levar a uma sobrecarga ao organismo. 

O consumo de multivitamínicos deve ser indicado e orientado por um médico especializado, garantindo mais segurança e melhores resultados. 

Referências consultadas

Brasil. Ministério da Saúde. ANVISA. IN 28 de 26 de julho de 2018 

National Institutes of Health. Vitamin C – Fact Sheet for Health Professionals. Disponível em <https://ods.od.nih.gov/factsheets/VitaminC-HealthProfessional/>. Acesso em setembro/2021. 

Singh N, Bhalla M, de Jager P, Gilca M. An overview on ashwagandha: a Rasayana (rejuvenator) of Ayurveda. Afr J Tradit Complement Altern Med. 2011;8(5):208-13.. 

T. Giesbrecht, J.A. Rycroft, M.J. Rowson & E.A. De Bruin (2010) The combination of L-theanine and caffeine improves cognitive performance and increases subjective alertness, Nutritional Neuroscience, 13:6, 283-290. 

Kreider, RB, Kalman, DS, Antonio, J. et al. International Society of Sports Nutrition position stand: safety and efficacy of creatine supplementation in exercise, sport, and medicine. J Int Soc Sports Nutr.2017;14(1):1-18. 

Wang J, Sun C, Zheng Y, Pan H, Zhou Y, Fan Y. The effective mechanism of the polysaccharides from Panax ginseng on chronic fatigue syndrome. Arch Pharm Res. 2014;37(4):530-8. 

National Institutes of Health. Iron-Deficiency Anemia. Disponível em <https://www.nhlbi.nih.gov/health-topics/iron-deficiency-anemia>. Acesso em setembro/2021. 

Kennedy DO. B Vitamins and the Brain: Mechanisms, Dose and Efficacy–A Review. Nutrients. 2016;8(2):68. 

Nair R, Maseeh A. Vitamin D: The “sunshine” vitamin. J Pharmacol Pharmacother. 2012;3(2):118-26. 

Saini R. Coenzyme Q10: The essential nutrient. J Pharm Bioallied Sci. 2011;3(3):466-7. 

McRae MP. Therapeutic Benefits of l-Arginine: An Umbrella Review of Meta-analyses. J Chiropr Med. 2016;15(3):184-189. doi:10.1016/j.jcm.2016.06.002.

posts relacionados