string(338) "SELECT * FROM ctas INNER JOIN tipo_conteudos ON tipo_conteudos.idConteudos = ctas.tipoConteudoCta INNER JOIN projetos ON projetos.idProjeto = tipo_conteudos.idConteudos INNER JOIN rel_ctas_posts ON rel_ctas_posts.relCta = ctas.idCta INNER JOIN posts ON rel_ctas_posts.relPost = posts.idPost WHERE ctas.idConteudos="16" AND relPost="1788";" Saúde infantil: quanto tempo dura uma gripe em bebê?

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Para mais informações, acesse o nosso Aviso Externo de Privacidade.

Saúde infantil: quanto tempo dura uma gripe em bebê?

23/06/2022 Quanto tempo dura uma gripe em bebê

Não importa se vocês são “pais de primeira viagem” ou se já têm mais filhos, uma gripe infantil sempre traz muita preocupação. Perguntas como quanto tempo dura uma gripe em bebê ou a melhor forma de aliviar os sintomas são constantes e muito importantes.

Antes de mais nada, precisamos entender até que idade os pequenos são considerados bebês. Essa informação é crucial para adaptar o melhor tipo de tratamento e cuidado.

Até os dois anos de idade podemos chamar os filhos de bebês e, mesmo tão pequenos, podem contrair gripe e desenvolver sintomas bem agressivos. Aliás, sintomas gripais que não são bem tratados podem evoluir rapidamente para infecções mais severas.

Mas como eles contraem gripe e quais os sintomas?

Quanto tempo dura uma gripe em bebê: da infecção até o tratamento

Bebês e crianças pequenas não nascem com o sistema imunológico fortalecido como o dos adultos. Dessa forma, qualquer doença pode evoluir rapidamente e causar problemas. Por isso, é comum que as crianças fiquem doentes com maior frequência que adolescentes e adultos.

O contágio da gripe se dá por meio de contato com secreção. Esse contato pode ocorrer por meio de gotículas expelidas durante um espirro, tosse e até mesmo a fala. Essas gotículas carregadas do vírus podem ser inaladas ou absorvidas pela boca ou nariz.

Mas o contágio não ocorre apenas dessa forma. Uma pessoa infectada pode tocar superfícies e objetos que posteriormente são manipulados pelas crianças e bebês. Em seguida, esses bebês podem esfregar os olhos ou colocar a mão na boca, completando o ciclo de contágio.

Por isso é tão importante ensinar as crianças a lavar as mãos com frequência, assim como evitar de pôr as mãos sujas na boca e nos olhos.

Quais os sintomas de gripe forte em bebê?

Após o contágio, os sintomas de gripe forte em bebê ou criança começam a se manifestar entre um e três dias. São eles:

  • febre alta (acima de 38,5ºC);
  • náuseas, vômitos e diarréia decorrentes da infecção;
  • fadiga e dores nos braços e pernas;
  • coriza e dores de ouvido;
  • dor de cabeça;
  • dor de garganta;
  • tosse.

Quanto tempo dura febre de gripe em bebê?

A febre é uma das partes mais assustadoras do processo infeccioso em bebês e crianças. A temperatura corporal pode subir muito rápido e permanecer assim por horas se a medicação não for feita com rapidez.

Ao contrair gripe, um bebê pode ficar doente e com febre em um período de sete a dez dias se o organismo estiver relativamente forte. Já bebês com sistema imunológico enfraquecido podem levar até três semanas.

Como curar a gripe de bebê?

A grande preocupação dos pais é em como aliviar os sintomas da gripe em bebê, não é mesmo? Ninguém gosta de ver os pequenos sofrendo e, além disso, há a possibilidade de uma simples gripe evoluir e se transformar em algo pior.

Por isso, a primeira coisa a ser feita é procurar ajuda médica. O pediatra indicará o melhor tratamento baseado nos sintomas apresentados. Geralmente, são administrados remédios para baixar a febre, controlar os processos alérgicos (tosse, espirro e coriza) e a dor no corpo.

Há quem prefira oferecer esses remédios separadamente, mas é preciso pensar no bem estar dos pequenos. Por isso, o ideal é oferecer uma medicação que reúna todos esses compostos, seja de fácil administração e aceitação.

Parece até uma fórmula mágica, mas estamos falando dos xaropes, como é o caso do Benegrip Multi. Em um único produto encontramos todos os compostos necessários para aliviar os sintomas do bebê. E o melhor: tem sabor de frutas vermelhas, o que torna o processo mais agradável para as crianças.

Quando se preocupar com a gripe do bebê?

Você deve se preocupar quando os sintomas não melhorarem mesmo após seguir as orientações médicas e fazer a medicação correta. Além disso, é preciso ficar de olho no tempo de recuperação.

Mesmo apresentando melhora significativa, se o bebê continuar com sintomas gripais ainda na terceira semana é imprescindível levá-lo para uma consulta com o pediatra. Apenas o médico poderá fazer uma avaliação correta e readequar a medicação.

Além da medicação, o que mais pode ser feito para ajudar na recuperação?

Enquanto o bebê estiver com sintomas de gripe, procure mantê-lo hidratado e garanta que descanse o máximo possível. Parece uma tarefa difícil, já que são cheios de energia.

Para facilitar esse processo e tornar esse período mais tranquilo, temos algumas dicas:

  • hidratação: nem sempre a água é bem-vinda, ainda mais se um dos sintomas da gripe no bebê for o enjôo. Por isso, aposte em sucos de fruta, leite materno e chás (chás e sucos de fruta devem ter sido liberados pelo médico pediatra. Além disso, antes dos 6 meses de idade o leite materno é o alimento ideal, por isso deve-se evitar outros tipos de líquidos);
  • repouso: algumas crianças podem ficar mais quietinhas e o repouso é mais fácil. Entretanto, alguns bebês têm tanta energia que parece difícil a tarefa de mantê-los aquecidos e em descanso. Dessa forma, cuide para que o ambiente em que o bebê gripado esteja descansando seja calmo e confortável.

Prevenir é melhor que remediar, mas como fazer isso?

Como evitar que um bebê pegue gripe? O sistema imunológico dos pequenos é muito frágil, por isso, todo cuidado é pouco. Para diminuir a possibilidade de infecção ou de diminuir os sintomas mais intensos é preciso:

  • dar todas as vacinas indicadas pelo pediatra;
  • manter uma alimentação saudável;
  • oferecer muito líquido;
  • cuidar da higiene, lavando as mãos e o rosto várias vezes ao dia.

Agora, você já sabe quanto tempo dura uma gripe em bebê. Caso tenha mais dúvidas ou algum outro sintoma tenha aparecido em seu bebê, procure um pediatra o mais rápido possível.