string(338) "SELECT * FROM ctas INNER JOIN tipo_conteudos ON tipo_conteudos.idConteudos = ctas.tipoConteudoCta INNER JOIN projetos ON projetos.idProjeto = tipo_conteudos.idConteudos INNER JOIN rel_ctas_posts ON rel_ctas_posts.relCta = ctas.idCta INNER JOIN posts ON rel_ctas_posts.relPost = posts.idPost WHERE ctas.idConteudos="16" AND relPost="1787";" Remédio de gripe para criança: alívio seguro dos sintomas

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Para mais informações, acesse o nosso Aviso Externo de Privacidade.

Remédio de gripe para criança: alívio seguro dos sintomas

23/06/2022 Remédio de gripe para criança

Não tem jeito, por mais que os pais e responsáveis tomem todas as precauções, uma hora ou outra as crianças podem contrair gripe. E aí surgem dúvidas como que remédio de gripe para criança é seguro usar? A partir de que idade elas podem tomar? Qual o melhor remédio?

Antes de abordarmos tais questões, vamos entender melhor o processo infeccioso, contaminação, sintomas e como lidar com essas questões no dia a dia.

Segundo um relatório da National Foundation for Infectious Diseases, de 20 a 30% das crianças com menos de 8 anos contrairão gripe nos próximos 12 meses. Esse número elevado se deve ao fato dos jovens ainda não terem seu sistema imunológico formado.

Além disso, as crianças têm mais chances de contrair gripe pois há uma exposição maior, já que nem todas têm consciência de que é necessário lavar as mãos com frequência e evitar tocar olhos e boca.

Essa é uma tarefa bem difícil, ainda mais quando frequentam creches e escolinhas. Mas como podemos evitar que elas fiquem doentes:

  • vacinar a família inteira para que não haja transmissão para as crianças que ainda não foram vacinadas;
  • ensinar as crianças a lavar as mãos desde cedo;
  • instruir a criança a proteger a boca com o braço quando for tossir ou espirrar e lavar a mão e o rosto assim que possível;
  • ensinar a criança a não colocar a mão suja na boca ou nos olhos.

Sim, é uma tarefa difícil, mas com muita paciência e carinho é possível conscientizá-las. Consequentemente, teremos menor incidência de gripe.

Sintomas, remédio de gripe para criança e bem-estar

Agora que você já sabe como se dá o processo infeccioso da gripe entre as crianças, vamos conhecer quais os sintomas mais comuns de gripe entre as crianças. Ao contrário dos adultos, os pequenos costumam apresentar mais sintomas. Veja:

  • apresentam febre alta (acima de 38,5ºC);
  • moleza no corpo (fadiga) e dores nos braços e pernas;
  • dor de cabeça (pode ser relativa a febre ou de tanto tossir)
  • tosse com ou sem secreção;
  • dor de garganta;
  • coriza e dores de ouvido;
  • náuseas, vômitos e diarreia decorrentes da infecção.

Pode parecer desesperador, mas é possível cuidar e trazer conforto para as crianças nesses momentos. A primeira coisa a se fazer é levar ao pediatra para confirmar se é realmente gripe ou algum outro tipo de infecção.[1] 

Confirmada a origem da doença, está na hora de escolher o remédio líquido bom para gripe. Qual o mais adequado?

Remédio para gripe infantil: existe um melhor?

A primeira pergunta feita pelos pais é qual o melhor remédio de gripe para crianças, não é mesmo? A resposta talvez não seja a que você espera, pois depende muito dos sintomas, idade e necessidades da criança.

Um remédio para gripe para criança de 2 anos pode ser o mesmo para uma de 8 anos? Pode, sim. Inclusive, o Benegrip Multi Líquido, por exemplo, pode ser administrado a partir dos dois anos de idade.

Um remédio líquido é bom para gripe infantil pois é mais fácil de administrar e reúne vários compostos em uma única medicação. Os xaropes costumam ser muito bem aceitos pelo público infantil pois:

  • são fáceis de engolir (facilita nos casos em que a garganta está arranhada);
  • são palatáveis. O sabor diferente não causa a repulsa natural que as crianças tem por medicamentos;
  • são, geralmente, coloridos e com aroma convidativo.

Como um xarope infantil para gripe deve ser administrado?

O ideal é que a posologia seja definida pelo pediatra, mas o Benegrip Multi Líquido pode ser administrado da seguinte forma:

  • 1 dose (estipulada de acordo com idade e peso da criança) a cada 6 horas;
  • não ultrapassar o limite de 4 doses diárias.

Não sabe qual dose administrar? Vá até a página do Benegrip Multi Líquido e insira na calculadora a idade e o peso da criança para saber a dose exata.

O que tem em um remédio de gripe para criança?

É muito importante saber o que contém em um xarope para gripe infantil e o que os componentes principais tratam. Dessa forma, evitam-se interações medicamentosas indesejadas e pode-se controlar melhor o alívio dos sintomas da criança.

Geralmente, os xaropes infantis possuem três componentes principais:

  • Paracetamol: proporciona alívio das dores no corpo e baixa a febre;
  • Fenilefrina: permite que a criança respire melhor, pois é descongestionante nasal;
  • Carbinoxamina: diminui e elimina a tosse, espirros e coriza. antialérgico que ajuda a aliviar a coriza.

O paracetamol e os demais componentes levam de 15 a 30 minutos para começar a agir e aliviar o mal estar que a gripe causa nas crianças.

Como manter o bem-estar da criança gripada?

Além de dar o remédio de gripe para a criança, você deve ter alguns cuidados especiais para que ela se sinta confortável, fique menos agitada e não contamine outras pessoas da família.

O primeiro passo é deixá-la em um quarto higienizado separado de outras pessoas, para que ela consiga descansar tranquilamente. É importante que mantenha a criança hidratada. Você pode oferecer:

  • água de coco;
  • água fresca;
  • chás;
  • sucos de fruta.

A febre pode deixar a criança suada, por isso, substitua com frequência as roupas e deixe a criança tomar banho. Banhar ajuda no processo de baixar a temperatura corporal, assim como o remédio para a gripe.

A dor no corpo pode ser intensa nas crianças, dessa forma, cuide para que ela fique em repouso em um local confortável, como uma cama ou sofá. O repouso é fundamental para uma rápida recuperação e também evita maior perda de líquidos além da provocada pela doença.

Por fim, se todas essas práticas aliadas ao remédio de gripe para criança não ajudarem no alívio dos sintomas e a febre não baixar, procure um pediatra assim que possível.

Uma gripe infantil que não for bem cuidada pode evoluir para uma doença mais grave, como pneumonia. Com saúde não se brinca!