Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Para mais informações, acesse o nosso Aviso Externo de Privacidade.

O que é bom para congestão nasal? 8 formas de aliviar o sintoma

18/02/2022 O que é bom para congestão nasal?

De modo geral, a congestão nasal é um sintoma simples, que pode afetar qualquer pessoa e demanda diferentes tratamentos, considerando ainda que as suas causas incluem desde infecções respiratórias e alergias até a poluição atmosférica em centros urbanos. 

Dada a sua recorrência, vamos mostrar o que é bom para congestão nasal, listando as principais causas e 8 dicas de como aliviar a sensação de nariz entupido, que ocorre principalmente pela inflamação dos vasos sanguíneos na membrana mucosa que reveste o interior das narinas. 

Precisando de uma ajudinha para respirar melhor? Então continue lendo! 

O que é a congestão nasal? 

A congestão nasal é a inflamação da mucosa interna da cavidade nasal, provocada principalmente pela dilatação dos vasos sanguíneos na região, como parte das reações do sistema imunológico para combater doenças, seus causadores e outros corpos estranhos invasores. 

Assim, as paredes internas das narinas incham e ficam avermelhadas, diminuindo a passagem de ar e causando desconforto para a pessoa doente. De qualquer forma, nessa condição a pessoa pode sofrer com a obstrução nasal e sentir também:  

  • Presença de muco e coriza;  
  • Dor ou pressão na face;  
  • Diminuição ou perda temporária da capacidade olfativa;  
  • Dificuldade em respirar, sobretudo ao deitar-se. 

Porém, essa resposta do organismo serve para facilitar o transporte de células de defesa para curar a região afetada, além de dificultar que o causador da inflamação continue avançando pelo trato respiratório. 

Em termos médicos, esse sintoma pode ser classificado como rinossinusite, que compreende todo processo inflamatório na cavidade nasal e também nos seios paranasais, sob as maçãs do rosto. Quanto a sua classificação por duração, a rinossinusite pode ser: 

  • Aguda: o sintoma surge e passa de uma hora para outra, com duração média de até 12 semanas; 
  • Aguda recorrente: quatro episódios ou mais de sintomas de acordo com a rinossinusite aguda, com ausência total deles entre cada evento; 
  • Crônica: duração superior a 12 semanas. 

Principais causas da congestão nasal  

Anteriormente falamos que a congestão nasal pode ser causada por vários fatores, o que também afeta a forma como o sintoma é tratado. De modo geral, temos: 

  • Infecções: infecções respiratórias como gripes, resfriados e até mesmo a covid-19 podem provocar sintomas de obstrução nasal associados a rinossinusite; 
  • Alergias: a congestão nasal pode surgir por conta da presença de alérgenos no ambiente onde a pessoa estiver, podendo se tratar de poeira, pelos de animais, mofo e outras partículas que possam ser inaladas; 
  • Alergias sazonais: quando a causa da reação alérgica está ligada a fatores climáticos, como clima seco, presença de pólen e similares; 
  • Rinossinusite não alérgica: A inalação de vapores provenientes de produtos químicos, poluição atmosférica, fumaça de incêndios e cigarros, entre outros, são causas não alérgicas, já que esses agentes provocam diretamente a irritação nos tecidos internos. 

Além dessas condições, pessoas com desvio de septo ou adenoide volumosa, um excesso de tecido esponjoso na cavidade nasal, podem estar mais propensas à sensação de nariz entupido. 

O que é bom para congestão nasal? 8 dicas  

De modo geral, o que fazer para aliviar a congestão nasal depende da sua causa, principalmente quando se trata de manifestações recorrentes do sintoma e quadros onde pode ser necessária uma intervenção cirúrgica, como a correção do desvio de septo, por exemplo. 

Além disso, o que provoca o sintoma precisa ser conhecido e considerado antes de tomar qualquer tipo de medicação. 

Em casa, você pode considerar as seguintes dicas de como aliviar a congestão nasal. 

1. Aumente a ingestão de líquidos 

Manter as mucosas hidratadas pode evitar ou aliviar uma inflamação local, além de diminuir as chances de lesões por conta de ressecamento. Vale ainda mencionar que a ingestão de líquidos ajuda o corpo a se recuperar de infecções. 

2. Nebulização com soro fisiológico 

Similar ao que vimos acima, fazer a nebulização com soro fisiológico ajuda a limpar e umedecer a cavidade nasal, protegendo a mucosa de lesões e microrganismos que possam piorar a inflamação. 

A nebulização pode ser feita para aliviar a congestão nasal em bebês. Para fazê-la com segurança, procure orientação médica. 

3. Mantenha o ambiente limpo e ventilado 

Evitar alérgenos e agentes irritantes é essencial para aliviar a congestão nasal, dessa forma, o ambiente deve estar com boa ventilação natural e bem limpo, para garantir que o sintoma não piore. 

4. Inalação de vapores pode aliviar o desconforto 

Para quem não pode fazer a nebulização ou quer mais uma forma de aliviar o desconforto causado pelo nariz entupido, inalar vapores é uma alternativa simples. Basta colocar água quente em uma vasilha e posicionar a cabeça sobre ela. 

Banhos quentes e chás também são situações que facilitam esse processo. 

5. Deixe a cabeça em posição elevada 

Principalmente quando há secreção, manter a cabeça em uma posição elevada em relação ao corpo pode evitar o bloqueio das vias respiratórias e é muito bom para quem sofre de congestão nasal, permitindo uma respiração facilitada, principalmente em momentos de repouso. 

6. Faça uso de umidificadores de ambiente 

Mucosas ressecadas machucam com mais facilidade e são mais sensíveis à infecções, por isso a congestão nasal em crianças é tão comum durante o clima seco.  

Umidificadores de ambiente são ótimos para aliviar o sintoma nessa situação, além de ajudar a evitar os danos causados pela poluição em grandes cidades. 

7. Lave as narinas para se livrar da secreção nasal 

A lavagem da cavidade nasal com soro fisiológico, solução nasal e outros fluidos esterilizados é importante para manter a região livre de micróbios. Evite fazer esse procedimento com água da torneira, pois ela pode conter microrganismos que pioram quadros infecciosos. 

8. Medicamentos anti-histamínicos e anti-inflamatórios podem auxiliar 

Além dos métodos caseiros, temos remédios bons para aliviar a congestão nasal. Por se tratar de um sintoma de inflamação, anti-inflamatórios utilizados no tratamento da gripe podem ajudar bastante. Se o nariz entupido estiver acompanhado de coriza, a causa pode ser alérgica, onde é recomendado o uso de anti-histamínicos. 

O que fazer para aliviar a congestão nasal em bebês? 

As vias aéreas ainda em desenvolvimento dos bebês são mais suscetíveis a congestão nasal. Também é relevante que o organismo frágil dos pequenos merece cuidados adicionais em qualquer tipo de tratamento. 

Dessa forma, para aliviar a congestão nasal em bebês é recomendado principalmente: 

  • Utilizar umidificadores de ambiente; 
  • Lavar as narinas com soro fisiológico; 
  • Fazer a nebulização com soro; 
  • Retirar secreção com aspiradores nasais de borracha; 
  • Manter o bebê hidratado; 
  • Elevar levemente a cabeceira no berço para a hora de dormir. 

De modo geral, para procedimentos como nebulização e lavagem das narinas, é recomendado verificar a maneira correta de realizar cada ação com o seu pediatra. Além disso, nunca dê remédios para seu bebê sem a recomendação expressa do médico. 

Essas foram nossas dicas sobre o que é bom para aliviar a congestão nasal. Esperamos ter ajudado a trazer um pouco de alívio para quem está com esse sintoma. Se gostou do que leu por aqui, compartilhe nas redes sociais. Até a próxima! 

Referências Consultadas
P. Fried, Marvin. Congestão nasal e rinorreia. Abril/2020. <https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/dist%C3%BArbios-do-ouvido,-nariz-e-garganta/abordagem-ao-paciente-com-sintomas-nasais-e-far%C3%ADngeos/congest%C3%A3o-nasal-e-rinorreia>Disponível em: . Acesso em novembro/2021.

Hospital Universitário de Santa Maria. Serviço de otorrinolaringologia. Obstrução Nasal/ Nariz Trancado/ Nariz Entupido. Disponível em: <http://coral.ufsm.br/otorrino/index.php/otorrinolaringologia/sintomas-e-doencas-mais-comuns/2-uncategorised/3-obstrucao-nasal-nariz-trancado-nariz-entupido>. Acesso em novembro/2021.

MD Saúde [Internet]. Congestão nasal: como tratar o nariz entupido? Disponível em: <https://www.mdsaude.com/otorrinolaringologia/nariz-entupido/>. Acesso em novembro/2021.

Se for gripe, Benegrip!

Imagem ilustrativa com embalagens dos produtos Benegrip, Benegrip Multi Dia, Benegrip Multi Noite e Benegrip Multi. Em fundo laranja, com o texto escrito

Benegrip tem a linha mais completa* do mercado para o tratamento dos sintomas de gripes e resfriados. Para promover o bem-estar e te ajudar a enfrentar a gripe , Benegrip está disponível em diferentes versões, para variados momentos e necessidades de toda a família!

Benegrip: versão tradicional e eficaz contra os sintomas da gripe. Com o poder dos 2 comprimidos (verde e laranja), combate as dores, febre, congestão nasal. Saiba mais sobre Benegrip

Benegrip Multi: antigripal líquido infantil para crianças a partir de 2 anos. Sua fórmula é feita à base de paracetamol, que combate as dores e a febre. Além disso, tem descongestionante e antialérgico que ajuda a acabar com o nariz entupido. Conheça o Benegrip Multi para cuidar da gripe das crianças!

Benegrip Multi Dia e Multi Noite: Fórmulas pensadas especialmente para os diferentes sintomas do Dia e da Noite e com forte** poder analgésico e descongestionante. A versão Dia não dá sono e contém descongestionante nasal. Já a versão Noite tem antialérgico e ajuda a dormir melhor. Veja como Benegrip Multi Dia e Multi Noite podem te ajudar.
*Linha com a maior quantidade de SKUs do mercado de antigripais. Fonte: IQVIA-PMB Mar/21. **Fórmula com alta concentração de ativos (800mg de paracetamol + 20mg de fenilefrina)