Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Para mais informações, acesse o nosso Aviso Externo de Privacidade.

O que são comprimidos efervescentes? Como agem? + Principais vantagens

15/03/2022 comprimidos efervescentes

Comprimidos efervescentes são medicamentos e suplementos solúveis em água mediante uma reação química que produz as conhecidas bolhinhas de gás carbônico. Aplicáveis a uma grande variedade de tratamentos, são uma alternativa eficaz e interessante as drágeas, cápsulas e até mesmo remédios líquidos. 

Mas você sabe por que comprimidos efervescentes liberam gás na água? Conhece os principais benefícios da efervescência em relação a medicações comuns?  Se o assunto lhe interessa, esse é o post certo para você. 

Entenda o que é a efervescência e como age um comprimido hidrossolúvel. Veja as principais vantagens que eles têm em relação aos demais tipos, contraindicações mais comuns e quais tratamentos costumam apresentar essa alternativa. Continue lendo! 

O que é a efervescência? 

o que é efervescência

Na prática, a efervescência é uma reação química com uma solução líquida, normalmente a partir de um ácido orgânico de baixa densidade e uma base carbonada. Ao entrar em contato com a água, os reagentes se agitam, dissolvendo o componente principal, que fica diluído e cercado de bolhas de gás carbônico. 

Como agem comprimidos efervescentes? 

Os comprimidos efervescentes são constituídos de um fármaco principal, combinado a um ácido orgânico e uma base carbonada, que pode se tratar de um sal inorgânico.  

Ao ser colocado na água, ele inicia um processo de ionização que dissolve o comprimido, produz gás carbônico e dilui a dosagem no líquido.  

Enquanto drágeas e cápsulas são dissolvidas apenas no estômago, os comprimidos efervescentes são ingeridos prontos para sua absorção, fazendo com que tenham efeito de maneira mais rápida. Além disso, sua deglutição também é facilitada em relação aos remédios comuns. 

Principais vantagens de comprimidos efervescentes 

Abordamos brevemente algumas vantagens dos comprimidos efervescentes no tópico anterior, mas é importante explicar um pouco mais sobre os pontos fortes que eles apresentam em relação aos outros tipos de medicamentos e suplementos, sejam eles cápsulas, drágeas ou líquidos. Vamos lá? 

Ação rápida e mais equilibrada 

O primeiro ponto de destaque é que os comprimidos efervescentes são absorvidos pelo organismo e iniciam seu princípio ativos com muito mais rapidez do que outros que precisam ser dissolvidos pelo estômago. 

O efeito pode ser imediato, enquanto outros medicamentos costumam levar de 30 minutos a uma hora para que seu princípio ativo seja totalmente captado e sentido pelo organismo. 

Ao mesmo tempo, a dosagem previamente dissolvida em água oferece concentrações em equilíbrio, devidamente distribuídas, enquanto comprimidos que dissolvem no estômago podem se quebrar em partes irregulares, o que pode levar a concentrações desiguais e menor eficiência na absorção. 

Fáceis de engolir 

Algumas pessoas podem ter dificuldade em engolir comprimidos tradicionais, dificultando a aplicação de tratamentos e suplementações que possam ser úteis para aliviar os sintomas de uma doença ou promover a saúde. 

Nesse contexto, a vantagem dos comprimidos efervescentes está na facilidade em realizar o tratamento, já que basta beber um copo de água com gás e pronto. 

Sabor mais agradável 

Muitos desses comprimidos efervescentes são acrescidos de um sabor artificial, o que torna ainda mais agradável a deglutição.  

Por exemplo, sais de frutas para tratar desconforto gástrico podem ser encontrados em vários sabores, assim como suplementos de vitamina C efervescente, que costumam apresentar sabores de frutas, como laranja e limão. 

Causam menos irritação 

A dosagem mais diluída e equilibrada dos comprimidos efervescentes garante uma absorção rápida e com menores chances de causar irritação no estômago, diminuindo a possibilidade de o tratamento causar algum tipo de desconforto no paciente. 

Comprimido efervescente pode fazer mal? 

De modo geral, as contraindicações de comprimidos efervescentes seguem as mesmas diretrizes de qualquer outro remédio ou suplemento.  

A dose deve ser adequada ao indivíduo que está ingerindo, pacientes com comorbidades e em tratamentos contínuos devem consultar o médico antes de tomar, e não se deve ingerir medicamentos caso tenha hipersensibilidade a qualquer componente da sua fórmula. 

Um ponto que vale apontar é a questão do gás carbônico, liberado pela reação efervescente.  

Normalmente, elas ocorrem pela presença de uma base carbonada, ou seja, um sal inorgânico. Por isso, o teor de sódio deve ser considerado para pessoas com hipertensão ou doenças cardiovasculares. 

Algumas pessoas se perguntam ainda se o comprimido efervescente faz mal para gastrite. Na prática, a acidez desses medicamentos pode causar irritação no estômago e o gás pode provocar ligeira dilatação, porém, isso costuma ser associado ao uso prolongado. 

Assim, pode ocorrer algum desconforto ou irritação, mas depende da severidade da gastrite e quantos comprimidos efervescentes foram ingeridos. De qualquer forma, quem sofre de problemas gastrointestinais deve consultar o médico e a bula do remédio antes de iniciar o tratamento. 

Tipos de comprimidos efervescentes mais comuns 

Agora que já sabemos o que são comprimidos efervescentes, quais suas vantagens e até casos que podem ser contraindicados, vamos conhecer algumas aplicações comuns desse tipo de tratamento. 

Suplementos nutricionais 

Suplementos são uma forma de garantir o fornecimento de vitaminas, minerais e outras substâncias para o organismo, principalmente para quem apresenta uma demanda elevada, como atletas e praticantes de atividades físicas, ou pessoas que têm dificuldade de manter uma dieta completa. 

Desse modo, suplementos em comprimidos efervescentes podem suprir as necessidades nutritivas do organismo, fortalecer a imunidade, fornecer energia e estimular uma vida mais ativa, entregando um cardápio variado de vitaminas e minerais em um único copo de água. 

Analgésicos 

Uma apresentação comum de comprimidos efervescentes são os analgésicos, principalmente voltados para lidar com crises de enxaqueca. São alternativas interessantes já que sua absorção rápida e menor risco de irritação agilizam o alívio dos sintomas. 

Antiácidos 

Conhecidos como sais de frutas, antiácidos efervescentes são extremamente populares para tratar a indigestão. Eles neutralizam os ácidos estomacais e dilatam o estômago, estimulando a liberação de gases que causam desconforto. 

Sedativos 

Por fim, temos comprimidos efervescentes com ação sedativa ou calmante. São indicados para casos de insônia e hiperatividade, com efeito rápido por conta da absorção mais eficaz desse tipo de medicamento. 

Conclusão 

De modo geral, comprimidos efervescentes são seguros e eficientes, oferecendo até mesmo uma alternativa mais ágil de aliviar sintomas ou complementar a ingestão de nutrientes essenciais para nosso corpo. 

Além disso, o trato digestivo tem maior tolerância para absorvê-los sem desconforto ou irritação, são mais fáceis de engolir e dispõem de uma palatabilidade melhorada pela adição de sabores artificiais. 

E você, prefere comprimidos tradicionais, cápsulas ou efervescentes? Para mais guias sobre saúde, bem-estar e tratamentos, continue ligado no Portal da Saúde. Até a próxima!

Referências consultadas

Minuto Saudável [Internet]. Comprimidos efervescentes: conheça os mais comuns. Disponível em: https://minutosaudavel.com.br/comprimidos-efervescentes/. Acesso em janeiro/2022.

Vida Saudável [Internet]. Comparativo: água sem gás x água com gás. Disponível em: https://vidasaudavel.einstein.br/agua-sem-gas-com-gas/. Acesso em janeiro/2022.

InfoEscola [Internet]. Efervescência. Disponível em:https://www.infoescola.com/quimica/efervescencia/. Acesso em janeiro/2022.

SimplySupplements [Internet]. 5 Benefits Of Effervescent Vs Regular Tablets. Disponível em: https://www.simplysupplements.co.uk/healthylife/immunity/effervescent-tablets. Acesso em janeiro/2022.

Pharmatips [Internet]. Introduction of Effervescent Tablet. Disponível em: http://www.pharmatips.in/Articles/Pharmaceutics/Tablet/Introduction-Of-Effervescent-Tablet.aspx. Acesso em janeiro/2022.

Chegou Benegrip Imuno!

Imagem ilustrativa com embalagens dos produtos Benegrip Imuno Complex e Benegrip Imuno Energy. Em fundo verde, com o texto escrito

Mais nova linha de Benegrip, agora de suplementos de vitaminas e minerais escolhidos para fortalecer* seu sistema imunológico e reforçar** sua energia.

Benegrip Imuno Complex: O primeiro em cápsulas gelatinosas***, possui uma fórmula exclusiva*** que irá auxiliar na prevenção* e fortalecer* o seu sistema imunológico. Saiba mais!

Benegrip Imuno Energy: Comprimidos efervescentes com um complexo exclusivo*** de vitaminas e minerais escolhidos que irão contribuir com sua energia** e auxiliar no sistema imune. Saiba mais!

Benegrip Imuno Complex e Benegrip Imuno Energy são alimentos isentos de registro de acordo com a RDC 27/2010. *Referente ao Benegrip Imuno Complex que contém vitamina D, C, A e Zinco que auxiliam no funcionamento do sistema imune. **Referente ao Benegrip Imuno Energy que contém vitamina C e Zinco que auxiliam no metabolismo energético, e de proteínas, carboidratos e gorduras, respectivamente. ***IQVIA. PMB. Agosto, 2021. Mapeamento do mercado de vitaminas.