string(338) "SELECT * FROM ctas INNER JOIN tipo_conteudos ON tipo_conteudos.idConteudos = ctas.tipoConteudoCta INNER JOIN projetos ON projetos.idProjeto = tipo_conteudos.idConteudos INNER JOIN rel_ctas_posts ON rel_ctas_posts.relCta = ctas.idCta INNER JOIN posts ON rel_ctas_posts.relPost = posts.idPost WHERE ctas.idConteudos="16" AND relPost="1790";" Como baixar febre de criança? Saiba o que fazer

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Para mais informações, acesse o nosso Aviso Externo de Privacidade.

Como baixar febre de criança? Saiba o que fazer

23/06/2022 Como baixar febre de criança

A febre, ao contrário do que muita gente pensa, não é uma doença. Trata-se de um sintoma de algum tipo de infecção que a pessoa desenvolveu. Mas o que fazer quando um dos nossos filhos está assim? Como baixar febre de criança de forma segura?

Neste texto iremos abordar informações importantes para você compreender:

  • o que é a febre;
  • em que ocasiões ocorre;
  • como baixar febre de criança;
  • dicas caseiras seguras.

Como já dissemos, a febre é uma resposta do organismo frente a uma infecção. Essa é uma resposta agressiva do sistema imunológico que aumenta a temperatura corporal da criança a fim de combater algum tipo de doença, que, geralmente, pode ser gripe ou resfriado.

Ou seja, essa é uma forma visível de como nosso corpo está reagindo quando doente. Mas, infelizmente, existem problemas e grande desconforto relacionado a febre alta ou a longos períodos febris.

E quando estamos falando de febre em crianças, a situação pode ficar um pouco mais séria, pois as complicações podem ser severas. Inclusive, um aumento súbito de temperatura pode causar episódios isolados de convulsão.

Mas não se desespere. Nesses momentos de angústia por ver os pequenos sofrendo, o ideal é manter a calma para ajudar a criança a melhorar.

O que ocasiona a febre? Como baixar febre de criança? Existe dica caseira?

Para os pais de primeira, segunda ou mais viagens, um episódio febril é desesperador. São noites mal dormidas, tristeza em ver o filho doente, intermináveis dúvidas e uma ansiedade para que tudo acabe bem e logo.

Pensando em ajudar pais e cuidadores nesse momento delicado, nós criamos esse guia instrutivo. Até aqui você já viu o que é a febre, mas quais são as causas dela entre as crianças?

  • gripes;
  • resfriados;
  • viroses;
  • dentição.

Geralmente, a causa mais comum é a gripe. De acordo com uma pesquisa da National Foundation for Infectious Diseases, aproximadamente de 20 a 30% das crianças até oito anos irão contrair gripe no período de um ano.

E não é só isso, é possível que ela tenha diversos episódios ao longo de um ano. Isso acontece pois as crianças ainda estão fortalecendo seu sistema imunológico. Além disso, elas estão propícias a reinfecção pois tem contato com outras crianças nas creches e escolas.

A fim de evitar que fiquem com gripe e apresentem febre, é indicado começar a vacinação assim que possível e ensinar a manter a higiene constante por meio da lavagem das mãos. Também é importante instruir que não fique coçando os olhos ou colocando as mãos na boca.

O que fazer para baixar febre de criança?

A primeira coisa a se fazer quando a criança apresenta um aumento súbito de temperatura é levar ao médico. Somente o pediatra poderá avaliar a real situação de saúde da criança e, de acordo com outros sintomas, compreender que tipo de infecção se instalou no organismo.

Por isso, atente-se a outros sintomas, como:

  • dor de garganta;
  • dor de ouvido;
  • vômito;
  • diarréia;
  • náusea;
  • surgimento de dentição.

Uma das formas de como baixar a febre de criança é administrando antitérmicos, também conhecidos como antipiréticos. O médico irá determinar o que usar e a dose de acordo com a idade e o peso da criança.

Nos casos de gripes e resfriados, é possível receitar xarope. Por exemplo, o Benegrip Multi é um xarope que pode ser administrado para crianças a partir de dois anos de idade e associa três medicações que cuidam dos sintomas mais comuns da gripe, que são a febre, dor no corpo, coriza, tosse e espirros.

A vantagem de utilizar uma medicação líquida para crianças com febre é a facilidade em administrar e a aceitação. Geralmente, crianças têm muita dificuldade em engolir comprimidos, já o xarope é fácil e tem sabor agradável.

A criança já passou pelo médico, mas os episódios febris continuam. O que fazer?

Se passou por atendimento médico, já está utilizando um xarope ou outro remédio e mesmo assim a febre na criança não cede ou continua aparecendo, é bom se informar se é normal ou não.

Converse com o médico para saber por quantos dias a criança poderá permanecer doente, em quanto tempo a medicação terá efeito e se febres esporádicas poderão estar descartadas após medicação. Em caso de gripes e resfriados, as medicações podem agir em até duas horas, dependendo do nível de infecção.

Outro ponto relevante é identificar o nível de febre da criança. Se estiver muito alta, o ideal é procurar socorro médico o quanto antes. Mas como saber o que é febre alta ou baixa?

Tabela de febre infantil

Se você mediu a temperatura da criança e notou que está próximo a 37,6°C ou acima disso, não perca tempo e procure um médico.

Dica de como baixar a febre de criança de forma caseira

Não consegue levar a criança ao médico agora? Não sabe que remédio pode dar ou não quer arriscar? Pode ser que você esteja se perguntando o que é bom para baixar febre de criança, não é mesmo?

Temos algumas dicas caseiras seguras e comprovadas pelo Ministério da Saúde, como mostra a cartilha “Febre: mitos que determinam condutas”. Veja a seguir práticas acessíveis para qualquer pessoa e que são efetivas:

  • vestir roupas leves e confortáveis;
  • descansar em ambientes ventilados e frescos (não gelados);
  • usar compressas frias (com água, jamais com álcool ou outra substância) na testa, pulsos e até mesmo em axilas;
  • banhos mornos (não pode ser muito quente ou muito frio);
  • substituir as roupas e roupas de camas suadas (a fim de evitar uma mudança brusca de temperatura).

É importantíssimo ter cuidado com os banhos mornos, pois algumas crianças podem apresentar troca de temperatura abrupta e isso leva a um episódio convulsivo. Por isso, observe e controle a temperatura, tanto do banho quanto da criança.

Em caso de dúvidas ou persistência de episódio de febre alta e contínua, não deixe de procurar um médico.

Por fim, agora você sabe como baixar febre de criança e como fazer isso de forma caseira enquanto aguarda a consulta médica. Lembre-se de manter a hidratação e jamais descartar a vacinação.