Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Para mais informações, acesse o nosso Aviso Externo de Privacidade.

Como aliviar a gripe em bebês? Veja como proteger seu pequeno!

22/05/2021 como aliviar gripe em bebês

Bebês e crianças pequenas contam com um sistema imunológico que ainda não está totalmente desenvolvido, tornando os pequenos mais vulneráveis a doenças comuns, como a gripe e o resfriado.

Nos períodos mais frios, é muito frequente os casos de gripe infantil. Seguindo um tratamento adequado, raramente é um grande motivo de preocupação. Mesmo assim, ver a criança doente não é nada fácil. Pensando nisso, que tal aprendermos como aliviar a gripe em bebês?

Veja como identificar os sintomas corretamente e o que pode ser feito para melhorar casos de gripes e resfriados em bebês, tudo de acordo com a idade e o desenvolvimento da criança. Boa leitura!

Quais os sintomas de gripes em bebês?

A gripe é uma infecção respiratória causada pelo vírus da Influenza. Este vírus é extremamente comum e possui um alto poder de mutação, por isso ela ainda ocorre amplamente, apesar de termos uma vacina muito eficiente.

De modo geral, a gripe em bebês é um motivo de cuidado, não só pelo desconforto causado na criança, como também pelo fato do sistema imune ainda imaturo ter dificuldades para combater a infecção, que quando não tratada pode levar a um quadro de pneumonia, elevando o risco.

Em bebês, os sintomas da gripe são levemente diferentes daqueles apresentados por crianças mais velhas e adultos. É comum, que a gripe infantil manifeste os seguintes sintomas:

  • Febre alta e repentina;
  • Prostração, abatimento e moleza;
  • Dores no corpo e irritabilidade;
  • Desconforto gastrointestinal, como náuseas, vômitos e diarreia;
  • Dificuldade em se alimentar;
  • Calafrios;
  • Tosse;
  • Coriza e congestão nasal.

Assim como nos adultos, o tratamento envolve buscar modos de como aliviar a gripe em bebês, diminuindo o desconforto causado pelos sintomas, enquanto se fortalece o organismo para que ele combata o vírus.

Diferença entre gripes e resfriados em bebês

Assim como aliviar a gripe em bebês é uma preocupação pertinente, o mesmo pode ser dito sobre os resfriados. De maneira geral, sabemos que os resfriados são causados por outros tipos de patógenos e se manifestam por sintomas de menor intensidade, além de não oferecer risco de pneumonia.

Em geral, os sintomas são similares, porém em menor intensidade. A febre também é um fator que facilita a diferenciação, já que na gripe ela ocorre na maioria dos casos, de maneira repentina e com temperatura alta. No resfriado, ela é rara, quando ocorre dificilmente atinge os 38 °C.

Gripe infantil: quando procurar atendimento médico?

No momento da pandemia da covid-19, qualquer ida ao hospital deve ser muito bem pensada. Quando o bebê apresenta sintomas de gripe ou resfriado, é muito importante garantir um diagnóstico preciso e tratamento adequado logo nas primeiras 24 horas do início do quadro.

Por isso, bebês de até 3 meses de idade, assim que apresentarem febre ou sintomas de gripe, devem ser avaliados por um médico. O que pode ser feito através de uma consulta virtual com o seu pediatra.

Até 1 ano de idade, é recomendado procurar atendimento médico quando houver dificuldade de respirar, febre incessante e tosse persistente com catarro. De modo geral, para facilitar o diagnóstico e obter a prescrição adequada de medicamentos, é necessário a consulta com um pediatra.

Só ele poderá indicar a dosagem e o medicamento adequado para a idade da criança. Se possível, procurar meios alternativos como consulta por videochamada ou direto no consultório do médico, é melhor do que ir até um hospital, por exemplo.

Como aliviar a gripe em bebês: 7 dicas

Vamos ver então como aliviar a gripe em bebês? Gripes e resfriados não representam um grande risco quando tratadas corretamente, mesmo assim, é inevitável que os pais fiquem com o coração partido ao ver o bebê chorando.

Veja o que pode ser feito para diminuir o desconforto e melhorar a gripe em bebês!

1. Mantenha o repouso

Repouso é um ótimo remédio para aliviar a gripe em bebês (e também nos adultos), principalmente porque não há contraindicações. Quando seu bebê estiver doente, garantir que ele descanse e fique calmo é uma forma de evitar que ele fique mais debilitado.

Muita movimentação pode aumentar o desconforto, por isso, mantenha a criança entretida, mas, preferencialmente, sempre no mesmo ambiente, que deve estar sempre bem ventilado.

2. Reforce a hidratação

A ingestão de líquidos é muito importante para aliviar a gripe nos bebês e estimular a recuperação do organismo. Incentivar a criança a beber água ajuda o corpo a tratar a gripe e hidrata a garganta, diminuindo também o desconforto na região.

3. Utilize um umidificador de ambiente

As vias aéreas ressecadas causam muito desconforto para as crianças. Para aliviar a irritação e o ressecamento, manter o ambiente umidificado é uma excelente opção. Além de aliviar a gripe em bebês, isso acelera a recuperação da mucosa das narinas e auxilia no tratamento da coriza.

Também é possível realizar a inalação, desde que tenha sido discutido com o pediatra para garantir a segurança do tratamento.

4. Utilize solução isotônica para desobstrução nasal

A congestão nasal acaba aumentando o desconforto e o estresse do bebê gripado. Por isso, realizar a limpeza das narinas com solução isotônica pode contribuir para desobstruir as vias aéreas e aliviar a gripe em bebês.

5. Cuide bem da alimentação

Assim como a ingestão de líquidos, a alimentação também pode contribuir para o bem estar e alívio da gripe em bebês. Para crianças de até 6 meses de idade, que ainda não introduziram outros alimentos na dieta, o leite materno é um grande aliado, pois ajuda a nutrir e reforçar a imunidade.

Crianças acima dessa idade, que já passaram pela introdução de alimentos, podem se beneficiar também de sucos, chás, papinhas e sopas, preferencialmente com ingredientes como laranja, cenoura e outros, ricos em vitamina C.

6. Uso de medicamentos com recomendação médica

A administração de medicamentos como forma de tratar a gripe em bebês só deve ser feita de acordo com as recomendações do pediatra. Normalmente, é comum a indicação de um antitérmico e analgésico, mas para ajustar a dosagem corretamente, o atendimento médico é essencial.

Isso vale para qualquer remédio antigripal para bebês, que precisa estar adequado a idade da criança e deve seguir as recomendações do médico.

7. Evite visitas e exposição

Como falamos na primeira dica de como aliviar a gripe em bebês, o repouso é muito importante. Além disso, evitar visitas e a exposição do bebê a outras pessoas é uma ótima opção. Isso evita a sobrecarga do organismo que já está debilitado.

Como prevenir que seu bebê fique gripado?

Não basta pensar em maneiras de como aliviar a gripe em bebês, também é interessante pensar em modos de como evitá-la, assim como combater os resfriados. Para isso, nossas recomendações são as seguintes:

  • Lave bem as mãos sempre que for interagir com a criança e depois de fazê-lo também. Também é importante lavar as mãos do bebê sempre que possível;
  • Faça a higienização constante dos utensílios e objetos pessoais da criança, como chupetas, mamadeiras e outros;
  • Evite que pessoas fumem perto do bebê ou mesmo que peguem a criança no colo logo após fumar;
  • Evite o contato do bebê com pessoas que apresentam sintomas de gripe, inclusive em creches, escolinhas e berçários.
Referências consultadas

Portal Regional da BVS – Biblioteca Virtual da Saúde. Gripe e resfriado são a mesma coisa?. Disponível em: <https://bvsalud.org/multimedia/resource/?id=multimedia.media.723>. Acesso em abril/2021.

World Health Organization. Influenza (Seasonal). 6 de novembro de 2018. Disponível em: <https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/influenza-(seasonal)>;. Acesso em abril/2021.

Medline Plus Información de salud para usted. Grype y su bebé. 2019. Disponível em <https://medlineplus.gov/spanish/ency/article/007444.htm>. Acesso em abril/2021.

Benegrip [Internet]. Bula do produto Benegrip Multi. Disponível em <https://www.benegrip.com.br/bula-benegrip-multi.php>. Acesso em abril/2021.

Se for gripe, Benegrip!

Imagem ilustrativa com embalagens dos produtos Benegrip, Benegrip Multi Dia, Benegrip Multi Noite e Benegrip Multi. Em fundo laranja, com o texto escrito

Benegrip tem a linha mais completa* do mercado para o tratamento dos sintomas de gripes e resfriados. Para promover o bem-estar e te ajudar a enfrentar a gripe , Benegrip está disponível em diferentes versões, para variados momentos e necessidades de toda a família!

Benegrip: versão tradicional e eficaz contra os sintomas da gripe. Com o poder dos 2 comprimidos (verde e laranja), combate as dores, febre, congestão nasal. Saiba mais sobre Benegrip

Benegrip Multi: antigripal líquido infantil para crianças a partir de 2 anos. Sua fórmula é feita à base de paracetamol, que combate as dores e a febre. Além disso, tem descongestionante e antialérgico que ajuda a acabar com o nariz entupido. Conheça o Benegrip Multi para cuidar da gripe das crianças!

Benegrip Multi Dia e Multi Noite: Fórmulas pensadas especialmente para os diferentes sintomas do Dia e da Noite e com forte** poder analgésico e descongestionante. A versão Dia não dá sono e contém descongestionante nasal. Já a versão Noite tem antialérgico e ajuda a dormir melhor. Veja como Benegrip Multi Dia e Multi Noite podem te ajudar.
*Linha com a maior quantidade de SKUs do mercado de antigripais. Fonte: IQVIA-PMB Mar/21. **Fórmula com alta concentração de ativos (800mg de paracetamol + 20mg de fenilefrina)