Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Para mais informações, acesse o nosso Aviso Externo de Privacidade.

Como a gripe passa para outras pessoas? Entenda e saiba evitar a transmissão!

17/04/2022 gripe passa para outra pessoa

Quando uma pessoa fica gripada, é muito comum dar início a um “surto” de gripe nos locais que ela costuma frequentar, principalmente entre seus familiares e colegas de trabalho. Isso é tão habitual que já ganhou ar de normalidade, sequer pensamos como a gripe passa para outras pessoas. 

No entanto, entender como ela é transmitida ajuda muito quando o assunto é a prevenção, não só da gripe como outras infecções causadas por vírus, como é o caso da covid-19, provocada pelo novo coronavírus, que alterou de maneira definitiva a maneira como vivemos. 

De fato, evitar a propagação da gripe é uma medida importante e que cabe a todos. Mesmo que não se trate de uma doença tão grave como a anterior, ela também oferece riscos e deve ser evitada sempre que possível. 

Venha entender o que é e como a gripe passa para outras pessoas, conhecendo os principais meios de transmissão do vírus da Influenza, para então saber como é possível evitar a propagação e como prevenir a doença. Continue lendo! 

O que é a gripe e como ela é causada? 

Antes de tudo, é relevante conhecer um pouco mais sobre nosso “inimigo”. A gripe é uma infecção viral do sistema respiratório, afetando todas as vias superiores, incluindo, nariz, boca e garganta, até o pulmão. 

Ela é causada exclusivamente pelo vírus da Influenza, que pode ser do tipo A, B e C, cada um com diferentes subtipos, famílias ou cepas, que eventualmente interagem e provocam mutações. Por isso, é praticamente impossível erradicar a doença por completo. 

Uma vez que ele adentra o organismo, ele se instala nas mucosas que revestem o sistema respiratório e infecta as células para poder se multiplicar, processo que dá início a inflamações associadas à infecção e a febre, ambas medidas do próprio sistema imune para combater o invasor. 

Existem outros mecanismos de defesa para diminuir a presença do vírus no organismo, como a tosse e o espirro, que servem para limpar o acúmulo de secreção nas vias respiratórias, as quais atuam também para prender o vírus.  

De fato, a presença do vírus nas vias respiratórias está na origem dos principais meios de transmissão da doença, como veremos a seguir. 

Gripe passa para outra pessoa? Como é transmitida? 

A gripe passa de uma pessoa para outra por meio das secreções das vias respiratórias de um indivíduo contaminado, seja de maneira direta ou indireta. 

O método direto de transmissão ocorre quando gotículas de saliva de uma pessoa gripada são dispersas no ambiente como aerossóis, ao tossir, espirrar, falar e até mesmo por meio da respiração. 

Essas partículas contaminadas com o vírus da gripe são extremamente leves, ficando suspensas no ar com a capacidade de viajar por distâncias relativamente longas, cerca de alguns metros. A partir daí, elas podem ser inaladas por outras pessoas, que acabam desenvolvendo a infecção posteriormente. 

De modo geral, o risco da gripe passar para outras pessoas por meio da inalação de gotículas contaminadas é maior em ambientes fechados, já que todo o grupo presente no local está “respirando o mesmo ar”. 

Em locais abertos ou mesmo mantendo uma distância de segurança, a concentração dessas partículas diminui consideravelmente, o que acaba reduzindo também o risco de contágio. 

Porém, esse não é o único meio de compartilhar o vírus da gripe. A transmissão também pode ser indireta, quando a secreção contaminada atinge as mãos, superfícies ou objetos de uso compartilhado. 

Nesse caso, a pessoa gripada pode tossir ou espirrar cobrindo o rosto com a mão, após isso, tudo que ela tocar poderá ficar contaminado com sua secreção, onde o vírus acaba sobrevivendo por algum período. Então, se alguém tocar nesse objeto ou superfície e levar as mãos ao rosto, poderá pegar o vírus para si. 

Maçanetas, interruptores, corrimões, canetas, copos e objetos similares são os mais arriscados nesse sentido, já que eles são tocados de maneira instintiva, ou seja, quem está gripado pode nem perceber que acabou de espirrar cobrindo o rosto e depois relou em uma maçaneta sem lavar as mãos ou passar álcool em gel. 

De modo geral, a transmissão do vírus pode iniciar até 48 horas antes do início dos sintomas e perdurar até o final do quadro infeccioso, com pico de excreção entre 24 e 72 horas após o surgimento da febre e demais efeitos da doença. 

Como NÃO passar gripe para outras pessoas? 

Como podemos perceber, evitar a transmissão da gripe é uma medida importante para a saúde pública, que cabe a qualquer pessoa com suspeita da doença. Isso significa que após apresentar sintomas ou ter contato direto com alguém gripado, você deverá adotar alguns cuidados para reduzir a propagação. 

Veja alguns cuidados para NÃO passar a gripe para outras pessoas: 

Fique em ambientes abertos ou arejados 

Ambientes fechados favorecem a transmissão do vírus da gripe, já que o ar fica carregado de partículas contaminadas e é comum que a distância entre as pessoas seja menor. Para evitar essa situação, prefira ambientes abertos ou, no mínimo, mantenha portas e janelas abertas para otimizar a ventilação. 

De fato, um dos fatores que favorecem a sazonalidade da gripe nos meses mais frios está na preferência por ambientes fechados e climatizados artificialmente, impedindo a renovação do ar. 

Mantenha distância 

Nem sempre é possível se isolar completamente, até mesmo em casa. Para não passar a gripe para outras pessoas da sua família, por exemplo, tente manter uma distância radial de pelo menos dois metros. Isso evita que terceiros permaneçam no raio de alcance das partículas contaminadas. 

Ao mesmo tempo, se for possível se isolar, faça-o, com momentos de interação preferencialmente em períodos curtos e limitados, principalmente durante a fase de pico de excreção viral que pode variar entre 24 até 72 horas do início da doença. 

Não compartilhe objetos 

Objetos de uso pessoal, como copos, escovas e lenços, não devem ser compartilhados nunca, especialmente quando se está gripado. Ao mesmo tempo, nessas condições, evite compartilhar canetas, controles de televisores, dispositivos móveis e computadores. 

Como explicado, as superfícies que uma pessoa gripada toca podem conter partículas de secreção contaminada com o vírus, ou seja, a gripe é compartilhada por vírus em todos esses itens. 

Use álcool em gel para higienizar as mãos após espirrar ou tossir 

Higienizar as mãos é muito importante para não passar o vírus adiante. Lavar as mãos com água e sabão ou fazer a descontaminação com álcool em gel, principalmente após tossir, espirrar ou tocar o rosto, poderá matar o vírus que ficou na pele e evitar sua propagação. 

Use máscaras quando precisar sair 

Até mesmo a respiração pode expelir gotículas de saliva contendo o vírus no ambiente, por isso, sempre que estiver com sintomas de gripe, também é recomendado fazer uso de máscaras cobrindo o nariz e a boca, em situações que precisar sair de casa ou compartilhar o espaço com alguém. 

E fique atento, assegure que a máscara está bem ajustada no rosto e não a abaixe, mesmo se precisar respirar ou tossir. 

O que fazer para prevenir a gripe? 

Pronto, agora você já sabe como a gripe passa para outras pessoas e o que cada um pode fazer para diminuir a propagação do vírus com aqueles ao redor. Quer mais? Então veja como é possível prevenir a gripe: 

  • Vacina: tomar a vacina contra a gripe todos os anos é a maneira mais eficaz de evitar as principais cepas da doença que se encontram em circulação naquele período, diminuindo consideravelmente o risco de desenvolver a doença; 
  • Uso de máscaras: o uso de máscaras é recomendado para todos que estão com suspeita ou que vão interagir com pessoas que podem estar com o vírus da gripe, sendo um método preventivo eficaz e extremamente acessível; 
  • Hábitos de higiene: lavar as mãos com água e sabão ou desinfetá-las com álcool gel, após tocar superfícies ou objetos compartilhados, pode evitar a transmissão indireta do vírus da gripe, entre muitos outros patógenos. 

A gripe é uma doença muito comum, o que faz com que algumas pessoas não a levem com a devida seriedade. Ainda assim, ela oferece risco para certos grupos e é essencial adotarmos medidas para evitar a propagação do vírus da Influenza, tal como outros causadores de doenças. 

Gostou do post? Então compartilhe com amigos e familiares, para que todos saibam como a gripe passa para outras pessoas e como isso pode ser evitado. Até a próxima! 

Referências consultadas

Secretaria de Saúde/PR [Internet]. Influenza (Gripe). Disponível em: https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Influenza-Gripe. Acesso em fevereiro/2022.

Centers for Disease Control and Prevention [Internet]. How Flu Spreads. Disponível em: https://www.cdc.gov/flu/about/disease/spread.htm. Acesso em fevereiro/2022.

Se for gripe, Benegrip!

Imagem ilustrativa com embalagens dos produtos Benegrip, Benegrip Multi Dia, Benegrip Multi Noite e Benegrip Multi. Em fundo laranja, com o texto escrito

Benegrip tem a linha mais completa* do mercado para o tratamento dos sintomas de gripes e resfriados. Para promover o bem-estar e te ajudar a enfrentar a gripe , Benegrip está disponível em diferentes versões, para variados momentos e necessidades de toda a família!

Benegrip: versão tradicional e eficaz contra os sintomas da gripe. Com o poder dos 2 comprimidos (verde e laranja), combate as dores, febre, congestão nasal. Saiba mais sobre Benegrip

Benegrip Multi: antigripal líquido infantil para crianças a partir de 2 anos. Sua fórmula é feita à base de paracetamol, que combate as dores e a febre. Além disso, tem descongestionante e antialérgico que ajuda a acabar com o nariz entupido. Conheça o Benegrip Multi para cuidar da gripe das crianças!

Benegrip Multi Dia e Multi Noite: Fórmulas pensadas especialmente para os diferentes sintomas do Dia e da Noite e com forte** poder analgésico e descongestionante. A versão Dia não dá sono e contém descongestionante nasal. Já a versão Noite tem antialérgico e ajuda a dormir melhor. Veja como Benegrip Multi Dia e Multi Noite podem te ajudar.
*Linha com a maior quantidade de SKUs do mercado de antigripais. Fonte: IQVIA-PMB Mar/21. **Fórmula com alta concentração de ativos (800mg de paracetamol + 20mg de fenilefrina)