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8 principais benefícios da cafeína + dicas de consumo

08/10/2021 benefícios da cafeína

Muitas pessoas, especialmente no Brasil, não conseguem começar o dia sem uma xícara de café. É comum atribuir a essa bebida o empurrão que nos faltava para acordar de vez e dar o pontapé inicial da nossa rotina.  

Essa sensação está provada como um dos benefícios da cafeína, que é sem dúvidas uma das substâncias estimulantes mais populares do mundo todo. Presente no café, chás e muitas outras bebidas, é até difícil imaginar uma dieta sem esse componente. 

Ao longo deste artigo, vamos abordar 8 benefícios da cafeína para o organismo, mostrando que ela faz muito mais do que espantar o sono. Além disso, vamos listar algumas fontes de cafeína interessantes para nossa rotina, a quantidade diária recomendada para ingestão e alguns cuidados importantes para não prejudicar a saúde. Continue lendo! 

O que é a cafeína? 

Na prática, a cafeína é uma substância estimulante, que quando ingerida é absorvida pela corrente sanguínea e transportada até o cérebro, onde irá atuar como psicoativo. De modo geral ela é capaz de influenciar nosso humor, estado de alerta e capacidade de raciocínio. 

Considerada tanto uma droga quanto aditivo alimentar, a cafeína é comumente utilizada como molécula de medicamentos antigripais, tratando diretamente a sensação de cansaço e tontura, além de melhorar a absorção e o efeito de analgésicos no alívio da dor. 

Para a medicina, a cafeína é classificada como estimulante do sistema nervoso central. É nessa região do organismo onde os principais benefícios da cafeína são percebidos, mesmo que não seja a única capaz de aproveitar suas vantagens. 

Ao mesmo tempo, é relevante citar que a cafeína também apresenta potencial viciante e contra indicações, sendo importante ficar atento aos efeitos de sua ingestão e procurar acompanhamento médico em situações adversas. 

8 principais benefícios da cafeína 

A cafeína é facilmente uma das substâncias mais consumidas do mundo, presente em diversas bebidas, como chás, café e refrigerantes, e alimentos, principalmente o cacau e chocolates em geral. 

Já que começamos a falar sobre os benefícios da cafeína, nada melhor que listar os 8 principais efeitos positivos dessa substância para o corpo humano.  

Ressaltamos apenas que o aproveitamento dos benefícios da cafeína tem como base uma pessoa saudável e livre de comorbidades, bem como o consumo moderado e adequado dessa substância.  

Confira nossa lista! 

1. Estimula a função cerebral e a memória 

Começamos a lista de benefícios da cafeína com o seu potencial de estimular a atividade cerebral. Como a cafeína afeta os receptores de adenosina no cérebro, que tem efeito contrário ao da adrenalina, ela estimula a ação dos neurotransmissores. 

Estudos sugerem que a ingestão de cafeína pode melhorar nossa habilidade de raciocinar e combater a perda de capacidade mental associada ao avanço da idade. 

Também podemos notar melhora na memória, onde estudos sugerem que uma dose de cafeína após uma aula ou treinamento pode estimular a fixação das informações aprendidas a longo prazo. 

Com base nesses benefícios da cafeína, também é possível notar os seus efeitos na prevenção ao Alzheimer e a Doença de Parkinson. 

2. Aumenta a atenção e nos deixa mais alerta 

É essencial deixar claro que o café não substitui uma boa noite de sono, algo essencial para uma vida mais saudável. Ainda assim, um dos benefícios da cafeína é nos deixar mais alertas e estimular a nossa atenção ao que está ao redor, especialmente de manhã, quando acabamos de acordar. 

Uma dose de 75 mg de cafeína já é capaz de produzir esse efeito, justificando a sensação. 

3. Combate o cansaço físico e mental 

Conforme mencionado anteriormente, um dos benefícios da cafeína comumente explorados pela indústria farmacêutica é o seu potencial em combater o cansaço físico e mental. Isso está associado aos efeitos estimulantes citados acima, além das propriedades antioxidantes dessa substância. 

Ela evita, por exemplo, a sensação de indisposição que é muito comum em casos de gripes e resfriados

4. Estimula o desempenho durante exercícios 

A cafeína tem ação termogênica, melhorando o desempenho e os ganhos durante a prática de atividades físicas. Ela pode acelerar o metabolismo e melhorar a resistência, reduzindo a fadiga muscular ao longo dos exercícios. 

5. Acelera a queima de gordura e perda de peso 

Também associada a ação da cafeína como termogênico e a aceleração do metabolismo, ela tem potencial para facilitar a perda de peso. De um lado pode ajudar a reduzir o desejo de comer, por outro ela eleva a geração de calor nas células, promove a queima de gordura e ajuda na digestão. 

6. Promove a saúde dos olhos 

Estudos recentes apontam que a cafeína pode estar associada a índices mais baixos de problemas de vista. Ela pode agir na preservação da retina e assim combater a catarata. Da mesma forma, pelos seus benefícios para o sistema nervoso, previne espasmos nas pálpebras. 

7. Prevenção de pedras nos rins 

Embora os estudos não façam uma ligação clara entre a ação diurética da cafeína e a formação de cálculos renais, é comprovado que a ingestão de cafeína pode ser associada ao menor risco de desenvolver pedras nos rins. 

Isso significa que os dados mostram que a cafeína pode prevenir as pedras nos rins, apesar de ainda não termos dados concretos sobre como esse efeito é obtido. 

8. Promove o bom humor 

Um dos efeitos de curto prazo da cafeína é a ação estimulante para o humor, ela eleva a sensação de bem-estar, apesar desse efeito não ter uma duração muito longa. No entanto, é uma boa ideia para garantir mais disposição para iniciar a rotina e assim pegar o ritmo para desempenhar suas tarefas diárias. 

Cuidados ao consumir cafeína 

Mesmo com os benefícios da cafeína sendo claros e comprovados, ainda é essencial ter cuidado no consumo dessa substância. Ela permanece no organismo por horas após sua ingestão, sendo capaz de provocar insônia ou prejudicar a qualidade do sono. 

Além disso, como ela bloqueia a adenosina, pode acelerar a frequência cardíaca, sendo comumente associada a sensação de ansiedade, taquicardia e, em casos mais graves, depressão.

Referências Consultadas

Brasil. Ministério da Saúde. ANVISA. IN 28 de 26 de julho de 2018. Estabelece as listas de constituintes, de limites de uso, de alegações e de rotulagem complementar dos suplementos alimentares. Disponível em: <http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/34380639/do1-2018-07-27-instrucao-normativa-in-n-28-de-26-de-julho-de-2018-34380550>. Acesso em: setembro/2021.

Ferraro PM, Taylor EN, Gambaro G, Curhan GC. Caffeine intake and the risk of kidney stones. Am J Clin Nutr. 2014 Dec;100(6):1596-603.

International Food Information Council Foundation. Everything You Need to Know About Caffeine. 2015. Disponível em: <https://foodinsight.org/wp-content/uploads/2015/08/IFIC_Caffeine_v5.pdf>. Acesso em: setembro/2021.

Cappelletti S, Piacentino D, Sani G, Aromatario M. Caffeine: cognitive and physical performance enhancer or psychoactive drug? Curr Neuropharmacol. 2015 Jan;13(1):71-88. Erratum in: Curr Neuropharmacol. 2015;13(4):554.

Bracco D, Ferrarra JM, Arnaud MJ, Jéquier E, Schutz Y. Effects of caffeine on energy metabolism, heart rate, and methylxanthine metabolism in lean and obese women. Am J Physiol. 1995 Oct;269(4 Pt 1):E671-8.

Ullrich S, de Vries YC, Kühn S, Repantis D, Dresler M, Ohla K. Feeling smart: Effects of caffeine and glucose on cognition, mood and self-judgment. Physiol Behav. 2015 Nov 1;151:629-37.

Varma SD, Hegde KR, Kovtun S. UV-B-induced damage to the lens in vitro: prevention by caffeine. J Ocul Pharmacol Ther. 2008 Oct;24(5):439-44.

IQVIA. PMB. Agosto, 2021. Mapeamento do mercado de vitaminas.

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