Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Para mais informações, acesse o nosso Aviso Externo de Privacidade.

Tomar sorvete estando gripado faz mal? Entenda a verdade sobre alimentos gelados e a gripe

14/05/2021 tomar sorvete gripado faz mal

Você acha que tomar sorvete enquanto gripado faz mal? E bebidas geladas são permitidas durante um quadro de gripe ou resfriado? Por mais que temos essas informações como certas, passadas de geração em geração, simplesmente não há estudos que as comprovem.

Mas afinal de contas, de onde surgiu essa ideia de que consumir algo gelado irá piorar a gripe? Para responder essa e outras perguntas em torno desses mitos e crenças populares da gripe, criamos um artigo que irá mostrar que até mesmo um sorvete pode ajudar a aliviar os sintomas da gripe. Confira!

Tomar sorvete gripado faz mal?

A gripe é uma doença viral infecciosa que ataca o sistema respiratório, incluindo nariz, boca, garganta e pulmões. Se antes acreditávamos que o frio era o causador ou representava um agravante, hoje sabemos que não há muita relação entre eles.

Como única exceção temos a sazonalidade da gripe, que ocorre nos meses mais frios de outono e inverno por conta de fatores como aglomerações em locais fechados, clima seco que prejudica nossas mucosas e a baixa temperatura favorecendo a taxa de sobrevivência do vírus no ambiente.

Em relação a tomar sorvete gripado ou consumir algo gelado, o efeito negativo simplesmente não existe. Em dores agudas e inflamação de garganta causadas pela gripe, tomar sorvete pode até trazer alívio, assim como alimentos gelados ajudam no tratamento pós-cirurgia na boca ou garganta, já que eles podem diminuir o inchaço na região afetada.

O frio tem propriedades anti-inflamatórias. Da mesma forma que uma compressa fria, como uma bolsa de gelo, pode aliviar uma inflamação muscular, o sorvete ou mesmo um copo de água gelada pode ajudar.

Importante destacar que os resultados benéficos variam de um paciente para outro. Algumas pessoas podem sentir melhora, enquanto outras podem apresentar algum incômodo. Para saber como seu corpo reage, só testando.

Pode tomar sorvete gripado, mas sem exagerar

Se estiver gripado e quiser tomar sorvete ou algo gelado, você pode! No entanto, aqui vão algumas ressalvas para garantir o bem-estar, alívio dos sintomas e recuperação do quadro de gripe:

Cuidado com o choque térmico

O sorvete é um alimento de fácil deglutição e que alivia inflamações, quanto a isso não há dúvidas. No entanto, durante uma gripe, alimentos quentes costumam auxiliar por diminuir irritações na garganta, umedecer as mucosas, diminuir a congestão nasal e facilitar a absorção de nutrientes.

Nesse contexto, vemos que uma das razões para não tomar tanto sorvete quando se está gripado é que a interação do alimento gelado com o restante da dieta pode provocar um choque térmico, que pode aumentar a irritação e dificultar o trabalho do sistema imunológico para tratar a infecção.

Atenção ao teor nutritivo

O sorvete é bom, mas não substitui uma refeição nutritiva, principalmente durante uma gripe ou resfriado, onde a demanda por vitaminas e minerais fica ainda maior para fortalecer o sistema imunológico e acelerar a recuperação.

Você pode colocar frutas, amêndoas e nozes no seu sorvete para reforçar o teor nutritivo, ainda assim, encare o sorvete como uma sobremesa, não como o prato principal.

Fique ligado nos sintomas

A manifestação dos sintomas da gripe pode diferenciar-se de uma pessoa para outra, principalmente em questão de intensidade. Ficar atento aos sintomas e consumir alimentos que auxiliam no alívio do quadro que se está sentindo é essencial.

No caso da dúvida se tomar sorvete gripado faz mal, vale considerar se o paciente está sentindo, entre os sintomas comuns da gripe, desconforto intestinal. Como a maioria dos sorvetes é feito à base de leite e muito açúcar, vale a pena pegar leve no consumo, para não desregular a flora intestinal.

Por que acreditamos que tomar sorvete piora a gripe?

Para dizer a verdade, não há estudos que comprovem que a temperatura dos alimentos influencia diretamente na melhora ou piora dos sintomas de maneira consistente, que possa ser passada como uma alternativa viável para tratar um quadro de gripe ou resfriado.

Isso serve tanto para alimentos quentes quanto gelados. Mas afinal de contas, de onde essa ideia surgiu? Por que acreditamos por tanto tempo que beber água gelada e tomar sorvete quando se está gripado faz mal e piora o quadro?

Nesse ponto, temos alguns fatores que podem esclarecer a situação e indicar a origem dessas crenças.

Em primeiro lugar, temos o mito de que o frio é causador ou agravante em casos de gripes e resfriados, o que já mencionamos não ser verdade anteriormente. A gripe é causada pelo vírus da Influenza, nada mais.

O mesmo caso se aplica ao resfriado, que também é uma infecção do sistema respiratório causada por uma grande variedade de vírus, ainda assim, a temperatura do ambiente, da água do banho ou dos alimentos não influencia na incidência ou intensidade da doença.

Há também a crença de que tomar sorvete resfriado irá fazer com que o paciente desenvolva uma gripe. Isso também não é verdade, uma vez que, apesar dos sintomas similares, tratam-se de doenças diferentes, causadas por patógenos diferentes.

Por fim, algo que também pode estimular a crença de que tomar sorvete gripado faz mal é que outros alimentos quentes trazem alívio e melhora ao quadro, como é o caso de sopas, chás e outros.

Na realidade, o grande trunfo desses alimentos é a chance de retirar nutrientes de diversas fontes e facilitar sua ingestão. Por exemplo, uma sopa de legumes com cenoura, couve, pimenta e alho, bem como uma canja de galinha com ingredientes similares, traz um combo de vitaminas e minerais que ajudam bastante o sistema imune a combater a gripe.

O mesmo acontece nos chás, onde podemos facilitar a ingestão de vitamina C, proveniente do limão, laranja e outras frutas cítricas, aliando esse componente a outros com propriedades anti-inflamatórias, como o alho, gengibre e mel.

Como se não bastasse, alimentos quentes ainda promovem o bem-estar pela inalação de vapores, que umedece as vias respiratórias e diminui a congestão nasal. Há ainda o fato de que uma sopa ou um chá pode ajudar o corpo a manter a temperatura corporal levemente elevada, diminuindo a ocorrência de calafrios e aumentando o conforto.

Enfim, tudo isso para dizer que não, tomar sorvete gripado não faz mal. No entanto, vale destacar que esse é um agrado para aliviar a vontade de uma sobremesa, já que existem alimentos muito mais ricos e importantes para o tratamento da gripe.

Referências consultadas

Allan GM, Arroll B. Prevention and treatment of the common cold: making sense of the evidence. CMAJ. 2014;186(3):190-9.

Maeda A. Can not touching the nose or eyes help cold prevention? Possibility of application using a smartwatch and self-checking. Annu Int Conf IEEE Eng Med Biol Soc. 2020 Jul;2020:5722-5728.

Josling, P. Preventing the common cold with a garlic supplement: a double-blind, placebo-controlled survey. National Library of Medicine, 2001. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/11697022/>. Acesso em fevereiro/2021.

World Health Organization. Influenza (Seasonal). 6 de novembro de 2018. Disponível em: <https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/influenza-(seasonal)>. Acesso em fevereiro/2021.

Eriksson, R. “Tomar sorvete faz mal para quem está gripado ou com a garganta inflamada?”. Médico Responde. Disponível em <https://medicoresponde.com.br/tomar-sorvete-faz-mal-para-quem-esta-gripado-ou-com-a-garganta-inflamada/>. Acesso em fevereiro/2021.

Campbell, T. “Diet and the common cold”. T. Collin Campbell Center for Nutrition Studies. 6 de fevereiro de 2014. Disponível em <https://nutritionstudies.org/diet-common-cold/>. Acesso em fevereiro/2021.

Benegrip [Internet]. Bula Benegrip. Disponível em <https://www.benegrip.com.br/bula.php>. Acesso em abril/2021.

Benegrip [Internet]. Bula Benegrip Multi. Disponível em <https://www.benegrip.com.br/bula-benegrip-multi.php>. Acesso em abril/2021.

Benegrip [Internet]. Bula do produto Benegrip Multi Dia. Disponível em <https://www.benegrip.com.br/bula-benegrip-dia.php>. Acesso em abril/2021.

Benegrip [Internet]. Bula do produto Benegrip Multi Noite. Disponível em <https://www.benegrip.com.br/bula-benegrip-noite.php>. Acesso em abril/2021.

UNIMED. “Entenda a importância da vitamina C”. 19 de outubro de 2018. Disponível em <https://www.unimed.coop.br/web/rioclaro/viver-bem/alimentacao/entenda-a-importancia-da-vitamina-c>. Acesso em fevereiro/2021.

Chegou Benegrip Imuno!

Imagem ilustrativa com embalagens dos produtos Benegrip Imuno Complex e Benegrip Imuno Energy. Em fundo verde, com o texto escrito

Mais nova linha de Benegrip, agora de suplementos de vitaminas e minerais escolhidos para fortalecer* seu sistema imunológico e reforçar** sua energia.

Benegrip Imuno Complex: O primeiro em cápsulas gelatinosas***, possui uma fórmula exclusiva*** que irá auxiliar na prevenção* e fortalecer* o seu sistema imunológico. Saiba mais!

Benegrip Imuno Energy: Comprimidos efervescentes com um complexo exclusivo*** de vitaminas e minerais escolhidos que irão contribuir com sua energia** e auxiliar no sistema imune. Saiba mais!

Benegrip Imuno Complex e Benegrip Imuno Energy são alimentos isentos de registro de acordo com a RDC 27/2010. *Referente ao Benegrip Imuno Complex que contém vitamina D, C, A e Zinco que auxiliam no funcionamento do sistema imune. **Referente ao Benegrip Imuno Energy que contém vitamina C e Zinco que auxiliam no metabolismo energético, e de proteínas, carboidratos e gorduras, respectivamente. ***IQVIA. PMB. Agosto, 2021. Mapeamento do mercado de vitaminas.