Como prevenir a gripe? Veja 10 dicas para proteger a sua saúde

15/04/2021 como prevenir a gripe

A gripe é uma doença extremamente comum, que está presente em todos os países do mundo. Através de nossos próprios hábitos, frear o contágio é muito desafiador. No entanto, é importante saber como prevenir a gripe e evitar a transmissão para ao menos diminuir o número de casos.

Anualmente, temos uma média de 3 a 5 milhões de casos de gripe no mundo. A maneira mais eficaz de evitar a gripe é por meio da vacinação, promovida em campanhas anualmente, antes do período de epidemia sazonal nos meses de outono e inverno, voltada para membros do grupo de risco, como idosos, gestantes, crianças e pessoas com doenças respiratórias ou cardiovasculares.

De todo modo, a importância de prevenir a gripe está no combate às suas complicações, em especial a pneumonia, que pode trazer consequências fatais, especialmente para pessoas com a saúde fragilizada, como as dos grupos de risco mencionados anteriormente.

Porém, a vacinação não é a única maneira de evitar a gripe. Nossos hábitos e cuidados de rotina fazem toda diferença, o que fica evidente devido ao momento que vivemos, com a pandemia da covid-19.

Mesmo que estejamos vivendo uma situação anormal, existem algumas medidas que aprendemos nessa quarentena e podemos levar para a prevenção a gripes e resfriados por toda a vida.

Mas antes, vamos entender….

O que é a gripe?

Em primeiro lugar, vamos relembraro que é a gripe para saber como evitá-la! Trata-se de uma infecção viral, causada pelo vírus da Influenza, que ataca o sistema respiratório por completo. Os sintomas da gripe são:

  • febre alta, acima de 38 °C;
  • dores musculares e de cabeça;
  • indisposição;
  • coriza;
  • garganta inflamada.

De modo geral, os sintomas de gripe tem alta intensidade, principalmente nos 3 primeiros dias da infecção. Ao longo dos dias seguintes, é esperado que eles comecem a diminuir de intensidade, até sumirem por completo. No total, uma gripe dura de 7 a 10 dias em média.

Como ocorre a transmissão de gripes e resfriados?

A gripe é transmitida principalmente através da saliva e muco de uma pessoa infectada. A transmissão ocorre pelas gotículas que expelimos naturalmente ao falar, espirrar ou tossir.

Além disso, ela também pode ser transmitida através de objetos, como copos, talheres, maçanetas e corrimões, logo, se outra pessoa entrar em contato com esses itens e levar as mãos à boca ou aos olhos antes de lavá-las, poderá se infectar.

Veja agora 10 maneiras de se proteger e saiba como prevenir a gripe através da conscientização e adoção de hábitos simples. Continue lendo!

10 dicas de como prevenir a gripe

Para cuidar bem da sua saúde, reforçar sua imunidade e mostrar como não ficar gripado, reunimos algumas dicas de prevenção para colocar de vez na sua rotina. Veja:

1. Evite mudanças bruscas de temperatura

O corpo humano é capaz de se adaptar a diferentes temperaturas, mas ele não consegue fazer isso de maneira instantânea, é preciso um período de aclimatação, uma adaptação gradativa.

Para se prevenir da gripe, é recomendado evitar o choque térmico, que ocorre quando estamos ao ar livre, em um dia quente, e entramos num local fechado com o ar-condicionado na temperatura mais baixa.

Evitar mudanças bruscas de temperatura é essencial para prevenir a gripe, pois não sobrecarrega o sistema imunológico.

2. Lave as mãos com frequência

Lavar as mãos é uma atitude simples e eficiente na prevenção da gripe. Sempre que chegar a um local, seja em casa ou no trabalho, lave as mãos ou higienize elas com álcool gel 70%, dessa forma, elimina-se os vírus e bactérias na nossa pele.

Isso também evita, caso você esteja gripado, contagiar outras pessoas.

3. Não compartilhe objetos pessoais e higienize-os

Copos, talheres, canetas, smartphones e outros itens pessoais não devem ser compartilhados, na medida do possível. Se isso ocorrer ou você deixar seus objetos pessoais sobre uma superfície compartilhada, faça a higienização dos mesmos, utilizando produtos adequados para não danificar os mesmos, especialmente eletrônicos.

Assim como a dica anterior, essa atitude também é ideal caso esteja gripado ou resfriado e queira evitar que outras pessoas sejam infectadas.

4. Evite tocar os olhos, boca e nariz

O contágio da gripe ocorre quando o vírus entra em contato com as nossas mucosas, como olhos, nariz e boca. Por isso, especialmente quando estamos na rua ou em um ambiente compartilhado, o ideal é evitar levar as mãos a essas partes do corpo. Caso isso seja necessário, lembre-se de lavar as mãos antes e depois, para garantir que você não pegará uma gripe.

5. Pratique exercícios

A prática de exercícios físicos é uma boa forma de reforçar a imunidade. Além de diminuir o estresse, atividades físicas estimulam o organismo a produzir células de defesa e a sua circulação pelo corpo, diminuindo assim o risco de se desenvolver uma infecção.

6. Tenha uma dieta balanceada

Uma dieta balanceada e nutritiva é uma boa forma de evitar a gripe, já que ela fortalece o organismo e a imunidade, assim como a prática de atividades físicas. Alimentos ricos em vitamina C, como frutas cítricas, e zinco, como carnes e leguminosas, ajudam o corpo a produzir glóbulos brancos e combater com mais eficiência uma infecção.

7. Complemente sua dieta com suplementos

Você também pode reforçar o seu sistema imunológico e se prevenir da gripe com suplementos vitamínicos. Em geral, eles são indicados quando você tem dificuldades de adquirir as vitaminas e minerais através da dieta.

Nesse caso, é ideal consultar um profissional de saúde especializado e fazer a suplementação de acordo com os níveis indicados para o seu biotipo.

8. Prefira ambientes bem ventilados

Para não pegar uma gripe ou mesmo não transmitir o vírus para terceiros, é ideal evitar ambientes fechados ou com ventilação artificial, como ar-condicionado e ventilador.

O ambiente aberto e bem ventilado naturalmente evita que fiquemos respirando o mesmo ar, cheio de partículas, e diminui assim a ocorrência de gripe, especialmente se uma pessoa já estiver gripada. Lembrando ainda que o ideal é ficar em repouso quando se está gripado.

9. Use máscara

A máscara, que virou acessório obrigatório na pandemia de covid-19, é uma importante aliada também para evitar doenças respiratórias, como gripes e resfriados.

Em países asiáticos, como o Japão, a população tem o costume de usar a máscara sempre que estão com sintomas ou vão a algum lugar onde há aglomeração de pessoas, como eventos ou mesmo no transporte coletivo.

De certa forma, podemos adotar o mesmo hábito para prevenir a gripe e também evitar o contágio de terceiros. Vale destacar que a maneira correta de usar a máscara é cobrir o nariz e a boca por completo, além disso, devemos evitar tocar na parte externa ou puxar a máscara para baixo ao falar.

10. Tome a vacina contra a gripe

A vacina contra a gripe é a maneira mais eficaz de evitar essa infecção. Ela utiliza o vírus desativado, incapaz de causar a doença, para estimular o corpo a produzir os anticorpos específicos para o tipo de gripe.

Muitas pessoas acham que a vacina pode causar a gripe, mas isso não passa de um mito. Algumas pessoas podem estar gripadas antes de tomar a vacina, fazendo com que ela não tenha tempo para agir. Além disso, a vacina contra a gripe não evita resfriados, já que esses são causados por vírus diferentes.

Por fim, é interessante destacar que a proteção da vacina dura um ano. Pessoas do grupo de risco da gripe, como idosos, gestantes, crianças e pessoas com doenças respiratórias ou cardíacas, podem obter a vacina gratuitamente nas campanhas anuais de vacinação ou em postos de saúde.

Referências consultadas

Blog da Saúde – Ministério da Saúde. “Saiba como se prevenir da gripe”. 14 de março de 2019. Disponível em <http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/53801-saiba-como-se-prevenir-da-gripe>. Acesso em fevereiro/2021.

World Health Organization. Influenza (Seasonal). 6 de novembro de 2018. Disponível em: <https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/influenza-(seasonal)>. Acesso em dezembro/2020.

Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ. Boletim InfoGripe – semana 39. 26 de setembro de 2020. Disponível em <https://portal.fiocruz.br/documento/boletim-infogripe-semana-39>. Acesso em dezembro/2020.

Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS Brasil. Boletim Informativo : SVS – Influenza (Gripe) – Semana Epidemiológica (SE) 32. Disponível em <https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=2970:boletim-informativo-svs-influenza-gripe-semana-epidemiologica-se-32&Itemid=463>. Acesso em dezembro/2020.

Bula dos produtos Benegrip, Benegrip Multi, Benegrip Multi Dia e Benegrip Multi Noite.

Chegou Benegrip Imuno!

Imagem ilustrativa com embalagens dos produtos Benegrip Imuno Complex e Benegrip Imuno Energy. Em fundo verde, com o texto escrito

Mais nova linha de Benegrip, agora de suplementos de vitaminas e minerais escolhidos para fortalecer* seu sistema imunológico e reforçar** sua energia.

Benegrip Imuno Complex: O primeiro em cápsulas gelatinosas***, possui uma fórmula exclusiva*** que irá auxiliar na prevenção* e fortalecer* o seu sistema imunológico. Saiba mais!

Benegrip Imuno Energy: Comprimidos efervescentes com um complexo exclusivo*** de vitaminas e minerais escolhidos que irão contribuir com sua energia** e auxiliar no sistema imune. Saiba mais!

Benegrip Imuno Complex e Benegrip Imuno Energy são alimentos isentos de registro de acordo com a RDC 27/2010. *Referente ao Benegrip Imuno Complex que contém vitamina D, C, A e Zinco que auxiliam no funcionamento do sistema imune. **Referente ao Benegrip Imuno Energy que contém vitamina C e Zinco que auxiliam no metabolismo energético, e de proteínas, carboidratos e gorduras, respectivamente. ***IQVIA. PMB. Agosto, 2021. Mapeamento do mercado de vitaminas.

posts relacionados